SAC: (81) 3421.9000

Menu

SINDSEP-PESINDSEP-PE

SINDICATO | História

História

Em 19 de março de 1989, nascia um dos primeiros sindicatos gerais dos servidores federais do País: o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco (SINDSEP) com o objetivo lutar e defender os interesses do funcionalismo federal e a dignidade do cidadão.

Mas, a história do Sindicato começou um pouco antes, com o surgimento de uma federação, a FESUPE. Na verdade, a FESUPE era um disfarce de um projeto embrionário que logo se transformaria em SINDSEP. A entidade embora se denominasse federação era regida por um estatuto moldado no estatuto do Sindicato dos Engenheiros. O disfarce era uma estratégia de luta, já que, antes de 1988, constitucionalmente, os trabalhadores do serviço público não tinham direito à livre associação. No entanto, com a Constituição do mesmo ano, a categoria conseguiu, a duras penas, esse direito. A partir da organização da FESUPE, cerca de 150 servidores, representando 14 órgãos, concretizam um sonho de anos: a criação do SINDSEP.

Dez anos antes do surgimento do SINDSEP foi realizado o I Congresso de Oposição Sindical, em que os trabalhadores em geral conseguiram que se construísse uma nova estrutura sindical, independente dos patrões e do Governo, a partir da organização de fábricas.

Como resultado do Congresso foi criada, em 1980, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), cujo objetivo era constituir uma organização que abarcasse setores do movimento popular e conseguisse fazer a unidade entre os movimentos operário e popular.

No final de 88, com surgimento de sindicatos em vários estados brasileiros, foi criada uma entidade para congregar nacionalmente esses sindicatos, dando origem a Intersindical. Um ano depois, a Intersindical foi substituída pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (CONDSEF), a qual o SINDSEP é filiado.

A luta do SINDSEP se dá através da organização pela base, tendo como aliados os Representantes Sindicais de Base, que atuam diretamente nos locais de trabalho, e as Sub-sedes, instaladas em sete municípios (Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Salgueiro, Palmares, Vitória e Ribeirão). A estrutura do SINDSEP conta com uma direção colegiada composta, por Coordenador Geral, Secretário Geral e 32 diretores, divididos em nove Secretarias, três Diretorias Territoriais de Bases, além com Conselho Fiscal, composto por cinco membros. Completando a estrutura do SINDSEP, um pólo de organização de aposentados e pensionistas, denominado Núcleo dos Aposentados.

Receba Nosso Informativo

X