SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Comissão da Verdade, hoje, no Sindsep


A comissão vai ouvir os depoimentos dos jornalistas Oldack Miranda e Mariluce Moura

Publicado: 23/07/2015

O Sindsep-PE, mais uma vez, será palco para uma sessão pública da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara. Hoje, às 9h, a comissão vai ouvir os depoimentos dos jornalistas Oldack Miranda e Mariluce Moura, os quais vão contribuir com as investigações sobre os assassinatos sob tortura de José Carlos Novaes da Mata Machado e Gildo Macedo Lacerda, militantes da Ação Popular Marxista-Leninista (APML).

José Carlos Novaes da Mata Machado foi preso em São Paulo, em  outubro de 1973, e conduzido por policiais à paisana para a sede do DOI-CODI paulista. No mesmo mês, Gildo Macedo Lacerda foi detido, junto com a companheira Mariluce Moura, em Salvador, sendo os dois submetidos a sessões de tortura. Grávida, Mariluce nunca mais viu o companheiro. 

“O fato novo que vamos tratar nesta oitiva são os documentos da Operação Cacau, que trazem o último depoimento de Gildo Lacerda e citam os nomes de Oldack Miranda e Mariluce, viúva de Gildo”, afirma Manoel    Moraes, um dos relatores do caso.

Depois de presos,  Carlos Novaes da Mata Machado e Gildo Lacerda foram encaminhados ao Destacamento de Operações de Informações do IV Exército, no Recife, onde foram torturados até a morte. O caso da perseguição e morte dos dois militanes ficou conhecido como o “Teatro da Caxangá”. Eles foram acusados de participarem de um tiroteio na Avenida Caxangá, acompanhado, ainda de uma terceira pessoa, de codinome Antônio.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X