SAC: (81) 3421.9000

Menu

SINDSEP-PESINDSEP-PE

Notícias

Condsef/Fenadsef participa de reuniões com a Conab e a Ebserh sobre os ACTs

Fonte: Ascom Sindsep-PE
30/11/2017





Nesta segunda-feira, 4 de dezembro, a Condsef/Fenadsef negocia, em Brasília, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018 dos trabalhadores de duas empresas públicas de sua base, a Conab e a Ebserh. O Sindsep-PE vai acompanhar os encontros e divulgar os informes através dos seus veículos de comunicação.

No caso da Conab será o primeiro encontro para discutir efetivamente o ACT 2017/2018. O objetivo é fechar um calendário de reuniões. Para otimizar as discussões, em reunião informal na sede da companhia, nessa quarta-feira, 29, tanto o lado patronal quanto a bancada sindical manifestaram interesse em manter as cláusulas sociais e discutir apenas os itens econômicos. 

Também participaram da reunião do dia 29, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Finsenge) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). O início das negociações do ACT acontecem com atraso, já que a data-base da categoria venceu no dia 1º de setembro. A demora se deu porque a direção da Conab se negava a reconhecer a Fenadsef como representante do setor. Foi preciso a entidade entrar na Justiça. 

EBSERH
Está marcada para as 14h desta segunda, dia 4, uma reunião da Condsef/Fenadsef com a comissão de empregados da Ebserh e a direção da empresa pública, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Na ocasião será homologada a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018, cujas cláusulas econômicas serão levadas ao dissídio e as sociais mantidas, retirando apenas os dois dias de abono. 

Homologado o acordo, a Justiça se compromete em julgar o acordo até março do ano que vem, quando vence uma nova data-base. De acordo com o juiz auxiliar do TST, Rogério Neiva, é possível que os trabalhadores consigam por meio judicial a reposição inflacionária tanto nos salários quanto nos benefícios. 

Terminada essa etapa, a Condsef/Fenadsef já se prepara para enviar à Ebserh a pauta do próximo ACT, o 2018/2019. Em Pernambuco, a direção do Sindsep-PE irá realizar em breve uma assembleia extraordinária para discutir as propostas do estado visando a pauta do próximo acordo coletivo. Por enquanto, os diretores do sindicato, Gislaine Fernandes e Moab Alves, estão realizando reuniões setoriais para tratar das demandas internas dos empregados da Ebserh no Hospital das Clínicas da UFPE (FOTO).


« Voltar

Últimas Notícias


Mais notícias »

Receba Nosso Informativo

X