SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Conselho Estadual de Saúde vota contra saída da onco-hematologia do Hemope e delibera sobre sua reestruturação


Em reunião realizada no dia 12 de novembro, o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), do qual o Sindsep-PE participa, desaprovou a decisão do Governo do Estado em transferir o serviço de onco-hematologia de adultos da Fundação Hemope para o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP). Foram 17 votos contra a transferência e apenas três votos a favor

Publicado: 25/11/2014

Em reunião realizada no dia 12 de novembro, o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), do qual o Sindsep-PE participa, desaprovou a decisão do Governo do Estado em transferir o serviço de onco-hematologia de adultos da Fundação Hemope para o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP). Foram 17 votos contra a transferência e apenas três votos a favor.
 
“O Conselho tomou essa decisão porque entendeu que o Hemope é uma referência nacional dentro da política da onco-hematologia e tem estrutura e profissionais competentes para isso. Além disso, os usuários estavam satisfeitos com o atendimento”, destacou a delegada de base do Sindsep-PE na Funasa e membro do Conselho, Neide Pereira. 
 
O Conselho Estadual de Saúde deliberou que os 30 leitos do HCP, que seriam destinados aos pacientes do Hemope, também sejam utilizados dentro da rede da onco-hematologia do Estado. “O objetivo é ampliar o número de pessoas assistidas”, conta o diretor do Sindsep-PE e servidor do Ministério da Saúde, Chico Barbosa, representante do Sindsep-PE no conselho. Ele explica que foi criada uma comissão dentro do CES-PE, da qual ele fez parte, e que passou cinco meses de análise da situação atual do Hemope. “Também foi aprovado na mesma reunião do conselho que o Hemope precisa de uma reestruturação em todas áreas, principal-mente a contratação de mais trabalhadores através de concurso público”, diz o diretor do sindicato. 
 
Com a decisão, os pacientes que se tratam de leucemias, linfomas, melanomas, entre tantas outras doenças do sangue, devem continuar no Hemope.  Por questões estruturais, os casos de enfermidades onco-hematológicos pediátricos já são atendidos em outros hospitais da rede, como o Imip e o Oswaldo Cruz.
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X