SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

CUT Nacional reúne, em Recife, representantes de trabalhadores de seis estados nordestinos


Os trabalhadores irão analisar a conjuntura atual, impulsionar a campanha Lula Livre, debater a Plataforma da CUT para as Eleições, articular a preparação para o Dia Nacional do Basta e lançar a Marcha Lula Livre do MST-PE

Publicado: 05/07/2018

Da Ascom Sindsep-PE

O Dia de Luta Contra o Golpe e em Defesa da Nossa Soberania irá reunir representantes de trabalhadores de seis estados nordestinos no próximo dia 09 de julho, no Recife. A mobilização, realizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), contará com representantes da CUT e de diversos sindicatos filiados a entidade, da Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O Sindsep-PE estará representado por seus diretores e servidores filiados. 

Nesse dia, serão realizadas duas atividades. Pela manhã, a Plenária Nordeste II, a partir das 9h, na sede do Sindesprev. No período da tarde, a partir das 15h, ocorrerá a Assembleia Lula Livre, com os movimentos sociais e população em geral, na praça da Independência. 

O objetivo é reunir os trabalhadores para analisar a conjuntura atual e acumular forças contra o golpe e em defesa da democracia, o que passa pela necessidade de se intensificar a campanha pela liberdade do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Também será realizado um debate sobre a Plataforma da CUT para as Eleições – documento que será entregue aos candidatos do campo da esquerda às eleições de outubro -, e uma preparação para o Dia Nacional do Basta - dia de paralisação nacional contra o golpe, que será realizado no próximo 10 de agosto. 

Haverá ainda o lançamento da Marcha Lula Livre do MST-PE. A Marcha terá início no dia 16 de julho, no município de Bezerros, reunindo trabalhadores rurais do Agreste e Sertão de Pernambuco, que sairão em caminhada até o Recife, com chegada no dia 20 de julho.

“Estamos passando por um momento em que os golpistas estão se preparando para dar um verniz de legalidade democrática à tomada de poder, elegendo um presidente, deputados e senadores que deem continuidade ao desmonte do país e a reformas como a da Previdência. Esse é o momento da classe trabalhadora conciliar a luta das ruas com a luta institucional e eleger um presidente e a maioria de congressistas que deem um basta em tudo de ruim que estamos vendo acontecer no Brasil”, comentou o presidente da CUT-PR, Paulo Rocha. 

Programação

A Plenária do Nordeste contará com abertura do secretário geral da CUT Nacional, Sérgio Nobre, e presidentes das CUTs estaduais. Em seguida, o presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas, fará uma análise da conjuntura política, econômica e social do Brasil de hoje. A apresentação da Plataforma para as eleições acontecerá na sequência. Ao final, haverá encaminhamentos sobre à campanha Lula Livre e à mobilização para o dia 10 de agosto. A Assembleia Lula Livre será um ato de rua, momento em que os presentes irão divulgar a campanha Lula Livre, o Dia Nacional do Basta e será lançada a Marcha do MST. 

“No Dia do Basta serão realizadas paralisações nos locais de trabalho e mobilizações em todos os estados brasileiros. O recado é de que Basta da entrega das riquezas nacionais, basta de reformas contra os trabalhadores, basta do congelamento dos salários dos servidores públicos e, finalmente, basta de golpe”, comentou o coordenador geral do Sindsep, José Carlos Oliveira. O sindicalista lembrou que no dia 15 de agosto, quando será registrada a candidatura de Lula à Presidência, representantes dos trabalhadores estarão concentrados em uma mobilização, em Brasília.  
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X