SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Dia 27 tem ato público, no RJ, em defesa dos museus e contra a extinção do Ibram


A Condsef/Fenadsef vai realizar, no Rio de Janeiro, um Ato Nacional em Defesa dos Museus, do Serviço Público e contra a extinção do Ibram

Publicado: 18/09/2018

Da Ascom Sindsep-PE

No dia 27 de setembro, a Condsef/Fenadsef vai realizar, no Rio de Janeiro, um Ato Nacional em Defesa dos Museus, do Serviço Público e contra a extinção do Ibram. A mobilização foi um dos encaminhamentos tirados pelos sindicatos, filiados à federação, na última reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE), realizado no dia 12 deste mês.

É que depois do incêndio no Museu Nacional do Brasil da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, no último dia 2 de setembro, que destruiu um acervo histórico e científico importante do país, o governo publicou, no dia 11, duas medidas provisórias, a 850 e 851. As matérias propõem a extinção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a criação de uma Agência Brasileira de Museus. A decisão aconteceu de forma unilateral e pode comprometer as políticas públicas para o setor e abrir a possibilidade de privatização dessa área. 

Em moção de repúdio às MPs 850 e 851, a Condsef/Fenadsef ressalta que a atuação do Ibram vai além da administração de 27 museus: “É uma atuação na construção de novos paradigmas na área museológica, inclusive internacionalmente. Sua extinção, aos moldes das MP’s, representa grave risco ao interesse público nas políticas museais. Não podemos deixar que essa comoção, para alguns seletiva, sobre o Museu Nacional, privatize e prejudique a garantia das políticas públicas do setor.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X