SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Ebserh Recife ratifica Sindsep-PE e Condsef/Fenadsef como seus representantes


Os empregados da Ebserh não reconhecem outra entidade, senão a Condsef

Publicado: 07/02/2017
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Em assembleia realizada pelo Sindsep-PE na tarde desta terça, 7 de fevereiro, os trabalhadores da Ebserh Recife aprovaram, por unanimidade, que o sindicato e a Condesf/Fenadsef são os únicos representantes da categoria junto à empresa. Isso porque, semana passada, duas reuniões que aconteceram em Brasília – uma da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) e outra para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018 – foram travadas porque outras entidades nacionais foram convidadas pela direção da Ebserh a participar das reuniões e se colocaram como representantes desses trabalhadores.

A primeira reunião foi no dia 31 de janeiro, da MNNP. Além da Condsef/Fenadsef e da direção da empresa, estavam presentes dirigentes da Fasubra (Federação Nacional dos Técnicos Administrativos das Universidades Federais), da Fenan (Federação Nacional dos Médicos), da FNE (Federação Nacional dos Enfermeiros) e da Fenafar (Federação Nacional dos Farmacêuticos). Essas entidades questionaram a indicação de cinco representantes dos trabalhadores da Ebserh, eleitos nas suas respectivas bases e indicados pela Condsef, para compor a mesa e cobraram assento na MNNP.

A Condsef concordou que eles tivessem representação na mesa, sem, no entanto, abrir mão de indicar as cinco pessoas eleitas pelos trabalhadores. O entendimento é  de que como na Mesa Nacional a discussão se dá de forma global, abrangendo relações de trabalho e conflitos internos, é razoável que tais entidades estejam representadas, já que muitas delas têm como base servidores federais estatutários que dividem os locais de trabalhos com os empregados da Ebserh.

A mesma lógica, no entanto, não é válida quando se trata da negociação do ACT, que discute especificamente as demandas dos trabalhadores da Ebserh, que são celetistas. Um dia depois da reunião da MNNP, 1º de fevereiro, estava agendada outro encontro para se instituir a comissão de negociação do ACT. Para surpresa dos trabalhadores comissão,  as mesmas entidades foram convidadas pela direção da Ebserh a participar. Como os trabalhadores não se sentem representados por essas entidades, a reunião foi suspensa.

HISTÓRICO

Desde 2013, a Condsef/Fenadsef representa os trabalhadores da Ebserh, negociando as demandas específicas do setor e assinando os acordos coletivos desses últimos quatro anos. Em plenária nacional realizada em Brasília no mês de dezembro de 2016, os trabalhadores da Ebserh aprovaram a pauta do novo acordo coletivo e escolheram a Condsef para, mais uma vez, representá-los junto à empresa. Participaram da plenária delegados de 16 estados.

No dia 29 de dezembro, a Condsef/Fenadsef protocolou a pauta do ACT dos trabalhadores da Ebserh, ou seja, dois meses antes da data-base da categoria, que é 1º de março. Considerando que o impasse gerando pela própria direção da Ebserh e pelas entidades que reivindicam espaço para negociar o ACT prejudica o andamento das negociações e, consequentemente, os trabalhadores, a Condsef/Fenadsef apresentou um cronograma de reuniões com os representantes da Ebserh. A ideia é discutir as cláusulas econômicas nos dias 8 e 9 de fevereiro e cláusulas sociais nos dias 21 e 22 de fevereiro.

Também foi solicitado pela confederação uma audiência com a Presidência da Ebserh para expor a situação e ratificar a Condsef/Fenadsef como legítima representante dos trabalhadores da empresa.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X