SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Empregados da Ebserh continuam mobilizados


O movimento vem se fortalecendo a cada dia, com a adesão de novos funcionários.Na tarde de de hoje (21), os trabalhadores assistiram a uma palestra sobre assédio moral (FOTO)

Publicado: 21/07/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lotados no Hospital das Clínicas da UFPE, continuam em greve por tempo indeterminado. O movimento vem se fortalecendo a cada dia, com a adesão de novos funcionários.

Diante da liminar da Justiça, que determinou que 75% dos trabalhadores se mantivessem em seus postos de trabalho, o Sindicato orientou os trabalhadores a cumprir o percentual. Mas está brigando na Justiça para derrubar a liminar, uma vez que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) exige apenas o percentual de 30% para a manutenção dos serviços.

Na tarde de de hoje (21), os trabalhadores assistiram a uma palestra do diretor do Sindicato dos Bancários, João Rufino, sobre assédio moral (FOTO). Na ocasião, ele fez uma abordagem histórica do assédio moral, tratando de como ele se dá na sociedade e no trabalho.

Rufino destacou que na essência, o assédio tem sempre a intenção de humilhar o outro para se atingir um objetivo. Mas existe uma diferença importante quando ele acontece no ambiente de trabalho. Na sociedade, não se pode fazer nada contra o assédio porque essa prática não se configura como crime. Mas no ambiente de trabalho ela se dá em uma situação que o trabalhador está resguardado pela Constituição, CLT e contrato de trabalho.  

O assédio diminui a auto-estima pessoal e profissional do trabalhador. A sua prática é constante e deliberada e tem como maiores vítimas as mulheres, homossexuais, idosos e deficientes físicos. Hoje, muitos gestores praticam o assédio como forma de forçar o trabalhador a cumprir metas e mostrar resultados.

Ele informou que o trabalhador deve procurar o seu Sindicato caso seja vítima de assédio moral, destacando que a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco (SRTE-PE) tem um Núcleo de Combate ao Assédio Moral. “O Sindicato deve entrar em contato com o superior do assediador para tentar resolver a situação que deve ser solucionada logo no início para que não cause danos graves ao psicológico do trabalhador. Caso não haja solução, o caso deve ser levado ao Ministério Público do Trabalho”, informou.  

“Estamos atentos ao problema do assédio moral na Ebserh, pois só aqui no HC já intervimos em dois casos. Os trabalhadores nos procuraram para denunciar. Precisamos lutar para combater o assédio moral que adoece e mata”, frisa a diretora do Sindsep-PE, Lindinere Ferreira.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X