SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Morre Delio Mendes, um dos maiores militantes de esquerda de Pernambuco


O servidor público federal, professor universitário e um dos maiores militantes de esquerda de Pernambuco, Delio Mendes da Fonseca, faleceu na madrugada de hoje, de parada cardíaca

Publicado: 18/01/2018

Da Ascom Sindsep-PE

O servidor público federal, professor universitário e um dos maiores militantes de esquerda de Pernambuco, Delio Mendes da Fonseca e Silva Filho, faleceu na madrugada de hoje, de parada cardíaca, aos 77 anos de idade. O velório do professor  Delio acontece hoje, a partir das 12 horas, no cemitério Morada da Paz, onde ele será cremado às 18h.

Casado, servidor público aposentado da Sudene e professor aposentado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Delio possuía bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (1969) e doutorado em Sociologia e Política pela Universidade de Deusto (1998) na Espanha. Ele era professor adjunto III da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tinha experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania socialização, democracia desenvolvimento cidadania, globalização, política democracia desenvolvimento e desenvolvimento política participação.

Além da vida acadêmica, Delio atuava na política desde a sua juventude. Era membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e foi preso e torturado durante o Regime Militar, quando também foi afastado da Sudene, e teve companheiros desaparecidos. Ele foi um dos fundadores do Sindsep-PE e candidato a vice governador pelo PCB, em 2014. 

Délio foi bastante atuante em todas as manifestações contra o golpe de 2016 e participou de várias manifestações contra o governo Temer. Ele continuava lendo muitio e escrevendo artigos políticos.  

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X