SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Movimento sindical tem duas grandes perdas


Délio Mendes da Fonseca e José de Assis França morrem no mesmo dia em decorrência de paradas cardíacas

Publicado: 18/01/2018

Da Ascom Sindsep-PE

O servidor público federal, professor universitário e um dos maiores militantes de esquerda de Pernambuco, Delio Mendes da Fonseca, faleceu na madrugada  de hoje, em decorrência de parada cardíaca, aos 77 anos de idade. O velório do professor  Delio aconteceu ainda hoje, a partir das 12 horas, no cemitério Morada da Paz. Ele será cremado às 18h.

Casado, servidor público aposentado da Sudene e professor aposentado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Delio foi um dos fundadores do Sindsep-PE. Ele atuava na política desde a sua juventude. Era membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e foi preso e torturado durante o Regime Militar, quando também foi afastado da Sudene, e teve companheiros desaparecidos. Délio foi candidato a vice governador pelo PCB, em 2014. 

Ele possuía bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (1969) e doutorado em Sociologia e Política pela Universidade de Deusto (1998) na Espanha. Ele era professor adjunto III da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Outra perda 

Também faleceu hoje o ex-diretor de base do Sindsep-PE e professor aposentado do IF de Belo Jardim, José de Assis França, após uma parada cardíaca, aos 68 anos. França foi bastante atuante e contribuiu muito com a luta sindical. No IF, ele atuou por vários anos, com destaque especial para o curso técnico em Agroindústria. Seu velório e cremação também acontece hoje, no memorial Guararapes.    
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X