SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Presidente da Funai fala em reestruturação com participação dos servidores e indígenas


O encontro aconteceu em Brasília, a convite do gestor, e contou com a participação de outras entidades sindicais do setor

Publicado: 09/02/2017
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Em reunião com a Condsef, no último dia 3, o presidente da Funai, Antônio Costa, disse estar empenhado em reformular o órgão e que para isso precisaria da ajuda dos servidores da casa e indígenas. A ideia é recuperar a capacidade de execução de políticas indigenistas. O encontro aconteceu em Brasília, a convite do gestor, e contou com a participação de outras entidades sindicais do setor.

A reunião também abordou outras questões importantes como o combate a matérias que tramitam no Congresso e ameaçam os direitos indígenas e a Funai; a retomada das demarcações das terras indígenas; corte de DASs, desestruturação e precarização do órgão; e o Plano de Carreira Indigenista (PCI).

Ainda sobre a reestruturação do órgão, o presidente da Funai convidou as entidades sindicais para participarem de uma nova reunião agora em março. Dessa vez, além dele, estarão presentes todas as coordenações regionais. O gestor se diz preocupado com as mudanças ocorridas na reestruturação ocorrida em 2009.

Em relação ao PCI, solicitou que os servidores se organizem e, junto à Condsef/Fenadsef e demais entidades representativas, apresentem a minuta de uma portaria para dar início aos trabalhos com base no próximo orçamento da União.

Durante a reunião do dia 3, as entidades sindicais questionaram Antônio Costa sobre possível transferência da Funai do Ministério da Justiça e Cidadania para uma nova pasta, a de Direitos Humanos. No entanto, o gestor confirmou apenas a mudança da nomenclatura do atual ministério, que passaria a se chamar Ministério da Justiça e Segurança Pública.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X