SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Protesto Pankararu


Houve protesto nesta segunda, dia 18, na Assembleia Legislativa, e na terça, 20, terá ato público na Funai

Publicado: 18/06/2018
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

O povo Pankararu irá realizar um ato público nesta terça-feira (19), às 8 horas, na Fundação Nacional do Índio (Funai), antes da audiência que irá julgar a retirada dos ocupantes não-indígenas do território tradicional Pankararu demarcado há mais de 30 anos. O ato acontece um dia depois de outra mobilização realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (foto). Os Pankararu pretendem sensibilizar os desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região que deverão julgar o caso.

O processo de desocupação dos posseiros da Terra Indígena, localizada no Sertão de Pernambuco, deveria ter início no princípio do último mês de maio em cumprimento à sentença do juiz federal Luiz Felipe Mota Pimentel de Oliveira, da 38ª Vara Federal de Serra Talhada. No entanto, líder dos posseiros, Eraldo José de Souza, impetrou um agravo de instrumento que foi deferido pelo desembargador Leonardo Augusto Nunes Coutinho, in-terrompendo a saída.

Em sua decisão, o desembargador reconhece como ilegal a posse das famílias que estão na área Pankararu, mas se mostra preocupado acerca do reassentamento dessas pessoas . Por isso, diz ser necessário  “mais cautela”.

Com a presença dos posseiros na terra indígena, a vida dos Pankararu tem sido marcada por ameaças e medo de que alguma liderança seja morta. Já  existem dez lideranças Pankararu no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos de Pernambuco.
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X