SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Sem dialogar com as centrais sindicais, ministério publica portaria para discutir o “futuro” do trabalho. BASTA!

Fonte: Ascom Sindsep-PE
08/08/2018





O governo golpista de Michel Temer não cansa de dar motivos para a classe trabalhar ir às ruas e pedir um BASTA!  A última foi nessa terça, dia 7. O Ministério do Trabalho publicou a portaria nº 621 para discutir o “futuro” do trabalho. O texto da matéria é impreciso, fala de discutir os rumos da automação, mas pode trazer no seu bojo uma série de retrocessos, em vez de avanços.  

Segundo a diretora de Relações do Trabalho da CUT nacional, Graça Costa, o Ministério do Trabalho mentiu ao indicar Paulo Roberto Brito Pereira como representante da bancada sindical. “Ninguém o conhece”, conta a sindicalista. Em nota, a Força Sindical também se manifestou. “...o nome Paulo Roberto Brito Pereira não foi indicação da executiva...”, diz trecho do texto.

Desde o golpe (impeachment de Dilma Rousseff), a CUT nacional saiu do Conselho do Ministério do Trabalho, por entender que a pasta seria protagonista de retrocessos e retirada de direitos, como de fato está sendo. “Não iríamos sentar para homologar o que eles fizeram, jamais”, ressalta a diretora de Relações do Trabalho da CUT nacional. 

Portarias como essas, unilaterais, já era de se esperar, principalmente após a nomeação do atual ministro, o fazendeiro Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello. O gestor já foi autuado 24 vezes por infrações trabalhista. Entidades sindicais que representam os servidores do Ministério do Trabalho publicaram nota de repúdio contra o ministro, que contestou a atuação do Ministério na época da autuação, acusando os servidores do órgão de perseguição e incompetência.   

DIA NACIONAL DO BASTA!
Por isso, nesta sexta, 10 de agosto, o Sindsep-PE convoca todos os trabalhadores para o DIA NACIONAL DO BASTA!, chamado pela CUT e demais centrais sindicais.  Serão realizadas paralisações e mobilizações em diversos pontos da cidade. Para fechar a programação, às 15h, tem ato público com concentração na praça do Derby e caminhada pela avenida Conde da Boa Vista.

Coletiva de imprensa, na sede da CUT-PE,  divulga últimos informes do DIA DO BASTA!  em PE

Nesta quinta-feira, 9 de agosto, às 10h, tem coletiva de imprensa, na sede da CUT-PE, em Santo Amaro, para repassar os informes da DIA NACINAL DO BASTA! em Pernambuco. Também vão estar presentes as demais centrais sindicais (CTB, CSP Conlutas, Força Sindical, Nova Central e UGT), que estão juntas nessa mobilização.

O DIA NACINAL DO BASTA! conta com o apoio de organizações de mulheres, de estudantes, negros, LGBT e outros movimentos populares. A mobilização tem como pauta central o fim da retirada de direitos; a revogação da reforma trabalhista, da lei da terceirização e da Emenda Constitucional 95/16 (20 anos de arrocho no serviço público); contra a privatização das estatais e o alto índice de desemprego no país.

A pauta de reivindicações do DIA NACIONAL DO BASTA! faz parte também de um documento construído pelas centrais sindicais, a Agenda prioritária da classe trabalhadora. O material com propostas para o próximo governo, que será eleito em outubro, já foi entregue a candidatos e líderes partidários.


« Voltar



Receba Nosso Informativo

X