SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Seminários de formação propõem releitura do papel do representante sindical de base


Os seminários serão realizados entre os meses de julho e agosto para a Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão

Publicado: 17/07/2018
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

“Precisamos fazer a releitura do papel do representante sindical de base”. Segundo a diretora do Sindsep-PE, Elna Melo, esse será o ponto central dos seminários preparatórios que o sindicato irá realizar entre os meses de julho e agosto para a Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Uma proposta desafiadora e inovadora até então para a entidade.
 
Elna explica que essas mudanças ou atualizações são necessárias por vários fatores. O primeiro seria o envolvimento social, já que o serviço público não acontece apenas nas dependências físicas dos órgãos públicos. É preciso considerar tudo que está em volta, questões sociais, políticas e econômicas. “O representante sindical de base precisar estar atento às mudanças do mundo e assumir ser assim um agente transformador”, frisa.
 
Outro ponto importante é o “in loco”. “O mundo do trabalho mudou e a gente não pode garantir que todas as estruturas do serviço público permitem essa representação por local de trabalho”, alerta, destacando o exemplo do trabalho remoto (teletrabalho), que ganhou força com o avanço da internet. “Em algumas situações o local de trabalho passou por mudanças. Então onde é esse local de trabalho? Como se dá essa organização por local de trabalho e em que referência geográfica isso está apresentado?”, questiona.
 
Para Elna, a representação de base não pode mais ser feita como antes: “Não que antes estava errado, jamais, mas muita coisa mudou, inclusive o serviço público e as relações de trabalho. Então o sindicato precisa reconhecer e acompanhar, adaptando-se a essas mudanças e é isso que estamos tentando fazer, mas precisa também e, principalmente, resgatar essa função de diálogo da entidade, voltada à base e ao social”.
 
A representação sindical de base foi instituída pelo sindicato em 1994. A ideia inicial - em vigor até hoje - é na perspectiva do representante como um elo entre a direção e a base. Sua atuação se dá a partir de conversas com os colegas e observações no local de trabalho para levantamento de demandas e denúncias de situações adversas, tendo em vista que algumas situações podem ser resolvidas a partir de tratativas administrativas (ações políticas), nem sempre e nem necessariamente ações jurídicas ou judiciais. 
 
INSCRIÇÕES
 
Ficou com vontade de participar dos seminários de formação? Então se ligue no período de inscrições. As inscrições para o seminário do Agreste, previsto para acontecer no início de agosto, acontecem de 18 a 20/07 e de 23 a 25/07 . Já para o seminário da Região Metropolitana e Zona da Mata, que também devem ser realizados em agosto, acontecem nos dias 26,27,30 e 31/07 e nos dias 01 e 02/08.
 
Para se inscrever entre em contato através do (81) 3131.6350 ou (81) 99976.2837. Falar com Joelson Passos ou Sandro Rodrigues. Lembrando que o atendimento acontece de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 14 às 17h.
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X