SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Servidores federais promovem Dia Nacional em Defesa do Serviço Público, em Brasília


Na Câmara dos Deputados, uma comissão de servidores foi recebida pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia. Na ocasião, eles destacaram os pontos negativos da reforma da Previdência

Publicado: 28/11/2017

Da Ascom Sindsep-PE

Representantes dos servidores públicos federais de diversos estados brasileiros se mobilizaram ontem, em Brasília, durante o Dia Nacional em Defesa do Serviço Público e contra a Reforma da Previdência. O ato, convocado pelo Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasef), antecedeu a greve geral que está marcada para o próximo dia 5 de dezembro, em todo o país.  

Caravanas chegaram à Brasília e se concentraram nas proximidades da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, na praça dos três Poderes, de onde saíram em caminhada até a Câmara dos Deputados. Cerca de 2 mil pessoas protestaram contra a reforma da Previdência e pela revogação da reforma Trabalhista e da Emenda Constitucional (EC) 95, que prevê congelamento de investimentos públicos por pelo menos 20 anos. Também se mostraram contrários a todos os projetos nocivos ao serviço público. O Sindsep-PE esteve presente no ato, sendo representado pelo servidor da Sudene, Jurandir Liberal, que é diretor da Condsef/Fenadsef. 

Do final de 2016 até agora, além da aprovação da EC 95, da reforma Trabalhista e da Terceirização, que rasgaram a CLT, o governo golpista iniciou o processo de privatização de órgãos públicos, lançou programas de demissão voluntária, promoveu o corte em reajustes de servidores, aumentou a alíquota previdenciária e reduziu salários. “Não podemos aceitar esses ataques. Temos que nos unir e participar de todas as mobilizaões de rua propostas pelas entidades sindicais”, comentou Jurandir.  

Paralelamente a esse ato, o Comando Nacional de Greve (CNG) da Fasubra fechou o Ministério do Planejamento, desde a madrugada da segunda-feira (27). As entradas foram bloqueadas e os trabalhadores serviram café da manhã aos caravaneiros vindos de diversos estados, para o Dia Nacional em Defesa do Serviço Público. Desde setembro de 2016, o governo federal se recusa a dialogar com os representantes dos trabalhadores. Em greve nacional há 17 dias, cerca de 200 mil técnicos das instituições federais de ensino em todo o país reivindicam abertura de diálogo.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X