SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Sindsep-PE convoca empregados da Ebserh para nova assembleia nesta quarta, dia 30

Fonte: Ascom Sindsep-PE
29/05/2018





Até esta quarta-feira, dia 30, os servidores da Ebserh de todo o Brasil devem decidir se aceitam ou não proposta apresentada pela empresa na noite da última sexta-feira, dia 25. Por isso, o Sindsep-PE convoca mais uma vez a categoria para uma assembleia extraordinária que acontecerá amanhã, às 14h, em primeira convocação, e, às 14h15, em segunda convocação, na hall da Portaria do Hospital das Clínicas da UFPE.

Além de 100% do INPC (Índice de Preços ao Consumidor) nas negociações de 2017/2018, percentual calculado em 4,69%, a Ebserh ofereceu a mais, um bônus de R$ 1.800,00 (valor paritário). Para tanto, os trabalhadores têm que desistir do dissídio coletivo, que aguarda julgamento no Tribunal Superior do Trabalho (TST), e renunciarem há mais de um ano de retroativo, já que a penúltima data-base foi março de 2017.

Para as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018/2019 deste ano, a Ebserh não trouxe nenhuma novidade na noite da última sexta. A empresa oferece apenas 60% do INPC do período, cerca de 1,02%, o que nem sem sequer recupera perdas inflacionárias. 

O secretário geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo, conta que em plenária nacional do setor, realizada nesse sábado, 26 de maio, os trabalhadores da Ebserh já rejeitaram essa última proposta. 

“Não podemos passar por cima da categoria. Vamos remeter a decisão aos demais estados, já que apenas nove estados participaram da plenária nacional”, explica Sérgio Ronaldo. 

A plenária nacional desse sábado não só rejeitou a última proposta da Ebserh, como encaminhou a decisão pela deflagração de uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 5 de junho. 

Em todas as assembleias realizadas nos estados, anterior a última proposta da Ebserh com o bônus de R$ 1.800, os trabalhadores decidiram pela adesão à greve a partir do dia 5. 

Foi assim na assembleia realizada pelo Sindsep-PE na Ebserh Recife, na tarde da última sexta, dia 25. “Foi uma decisão unânime. Achamos uma falta de respeito a proposta da empresa”, conta o diretor do sindicato, Moab Alves. 

Ciente do indicativo de greve e para cumprir todos os prazos regimentais, o Sindsep-PE publicou na Folha de Pernambuco desta quarta-feira, dia 30, um edital de aviso de greve (ver acima). 
 
CLAUSULAS SOCIAIS

Em relação às cláusulas sociais, a proposta da empresa apresenta alguns avanços. Está previsto intervalo reduzido de 11 horas entre as jornadas de 12 por 36 horas, no máximo duas vezes ao mês, e com autorização prévia da chefia, sem prejuízo para a empresa. Lembrando que essa troca seria a reivindicada pelo trabalhador, sem contabilizar trocas que sejam feitas pelo interesse da chefia. 

Outra conquista foi a liberação do(a) empregado(a) para acom-panhamento de filho de até 18 anos em consultas e exames. “Lutávamos por isso há quatro anos. Atualmente, a liberação só acontece para filhos de até 12 anos”, conta Gislaine Fernandes. 

Apesar de alguns avanços, os trabalhadores questionam a ausência de uma revisão do plano de cargos e carreira, no que diz respeito a progressão e titulação, bem como o retorno dos abonos de dois dias anuais.   


« Voltar



Receba Nosso Informativo

X