SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Sindsep-PE dá posse aos novos representantes sindicais e reúne Conselho Deliberativo

Fonte: Ascom Sindsep
10/10/2018





O Sindsep-PE deu posse, na noite da última terça-feira, aos 26 Representantes Sindicais de Base (RSB), eleitos no início de outubro para um mandato de três anos. Eles vão compor, juntamente com a direção do sindicato e o Núcleo de Aposentados e Pensionistas, o Conselho Deliberativo da entidade, o qual foi reestabelecido depois de cinco anos de inatividade. Essa foi a primeira etapa da escolha dos novos representantes sindicais, que será complementada com a segunda fase, prevista para o primeiro semestre de 2019.

Ao falar sobre a importância dos RSBs e do Conselho Deliberativo, o coordenador geral do sindicato, José Carlos Oliveira, citou o estatuto do sindicato. “Estamos retomando o trabalho na base e, depois de cinco anos, recompondo nosso Conselho Deliberativo. Com isso, estamos fazendo valer nosso estatuto, que prevê o conselho como uma das instâncias mais importantes do nosso sindicato”, salientou.

O secretário geral do sindicato, José Felipe, também lembrou do papel do Conselho Deliberativo, destacando tratar-se da instância máxima da entidade. “Quando convocado, o Conselho está acima da direção administrativa e da executiva do sindicato e seus membros têm a mesma responsabilidade de qualquer diretor”, destacou.

CONSELHO DELIBERATIVO

Na mesma noite em que empossou os novos representantes de base, o Sindsep fez a primeira reunião do Conselho Deliberativo com os eleitos. Na pauta, a discussão e deliberação sobre o Congresso Estadual dos Servidores Federais e análise de conjuntura. José Carlos Oliveira apresentou a proposta de data, tema, local e quantidade de delegados, todos aprovados por unanimidade pelos presentes.

O Congresso será entre os dia 15 e 17 de novembro, no Hotel Orange, em Itamaracá, com a participação de 200 delegados e terá como tema Serviço Público, Cidadania e Qualidade de Vida. A previsão é de que já a partir da próxima semana os interessados em se eleger delegados possam se inscrever. As eleições vão acontecer dos dias 25 de outubro a 9 de novembro, no Recife e interior do Estado.

A secretária de Formação do Sindsep-PE, Elna Melo, destacou a necessidade de um processo de formação contínua com os novos representantes de base, muitos dos quais participaram do seminário preparatório de RBS, realizado em agosto. Elna, inclusive, adiantou que o sindicato já está elaborando uma nova atividade formativa.

A segunda parte da reunião do Conselho Deliberativo contou com a palestra do filósofo e especialista e ciência política, Jairo Cabral. Ele fez uma análise de conjuntura do atual momento político, com foco nas eleições presidenciais. Falou do risco de se eleger um presidente fascista – numa referência a Jair Bolsonaro – e atribuiu o crescimento do conservadorismo à elite política brasileira, que nunca admitiu a chegada do PT ao poder, dando início a um ódio ao partido, que começou ainda a primeira posse de Lula, em 2003.
 


« Voltar



Receba Nosso Informativo

X