SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Sindsep-PE representa servidores federais de Pernambuco no Fórum Social Mundial


O Sindicato também promoverá uma oficina dentro da programação oficial do evento com o tema Leitura Crítica da Mídia e a Contra-hegemonia

Publicado: 12/03/2018

Da Ascom Sindsep-PE

O  Fórum Social Mundial (FSM) tem início nesta terça-feira (13), em Salvador (BA), com o tema central “Povos, Territórios e Movimentos em Resistência”, e o slogan “Resistir é criar, resistir é transformar”. O encontro, que pretende ser uma resistência aos retrocessos e aos ataques à democracia no Brasil do golpe, contará com uma representação do Sindsep-PE. Participarão do Fórum os diretores Fernando Lima (Imprensa e Divulgação), Inalda Laurentino (Formação Político-Sindical), Jediel Rodrigues (Políticas Públicas) e Maria Goretti Ferraz (Finanças). Criado em 2001, em Porto Alegre, o FSM 2018 acontecerá até o próximo sábado (17).

Com uma programação extensa, o evento ocorrerá em diversos locais da capital baiana, como o Campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Parque do Abaeté, em Itapuã, e o Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário da cidade. Estão sendo esperadas cerca de 60 mil pessoas, de 120 países, que irão debater e definir novas estratégias de enfrentamento ao neoliberalismo e aos golpes que diversos países enfrentam na atualidade.

São representantes de mais de 1.500 coletivos, organizações e entidades de lugares como Guiné, Senegal, Tunísia, Marrocos, Finlândia, Canadá, França, Alemanha, além dos países da América Latina e representações brasileiras. Eles irão promover e poderão participar de mais de 1.300 atividades.

Entre as presenças confirmadas estão a dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, José Mujica (Uruguai) e Fernando Lugo (Paraguai). Também participarão o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, a militante indígena e pré-candidata à vice-presidência pelo Psol Sônia Guajajara, e a presidente da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), Lorena Peña.

Oficina

Atendendo uma orientação da CUT Nacional e da Condsef/Fenadsef, o Sindsep-PE promoverá uma oficina dentro da programação oficial do evento com o tema Leitura Crítica da Mídia e a Contra-hegemonia, voltada para 30 participantes. A atividade será na quinta-feira, 15 de março, das 9h às 11h30, na UFBA.

A oficina será ministrada pelo diretor de Imprensa do sindicato, Fernando Lima, e pelas jornalistas e assessoras da entidade, Fabíola Mendonça e Deyse Lemos.

A ideia da oficina é proporcionar aos participantes uma análise criteriosa da atuação da mídia brasileira, partindo do pressuposto de que os veículos de comunicação são empresas privadas com interesses políticos, econômicos, culturais e sociais e que não defendem a classe trabalhadora.

“Os donos da mídia têm classe social: a classe dominante. Ou seja, a mídia representa os interesses de uma elite econômica e política e como instrumento de dominação é a principal organização ideológica do país. A classe trabalhadora e os movimentos sociais são silenciados e, muitas vezes, até criminalizados pela chamada grande imprensa”, comentou Fernando Lima. 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X