SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Vale a pena ver de novo: o documentário do DCM sobre a sonegação da Globo


A Rede Globo teria comprado os direitos de transmissão da Copa e, pela transação, não teria pago impostos

Publicado: 17/07/2017




No ano de 2015, o site investigativo Diário do Centro do Mundo apresentou o documentário sobre o escândalo da sonegação da Globo na compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002. O trabalho foi resultado de um crowdfunding. Através da plataforma Catarse, os leitores ajudaram a bancar a série de reportagens assinadas pelo repórter Joaquim de Carvalho. (Veja matéria completa no vídeo acima) 

Em resumo: a Rede Globo teria comprado os direitos da transmissão da Copa e, pela transação, não teria pago impostos. Depois, teria adquirirido esses mesmos direitos da empresa de fachada criada no Caribe, por um preço bem superior. Mais uma vez, não teria pago impostos. Essa é a forma conhecida de remeter ao exterior dinheiro que deveria ter sido contabilizado como lucro no Brasil e, por isso, tributado.

O serviço de inteligência da Receita auditou as contas. Em 2006, chegou-se à conclusão de que a emissora deixou de recolher impostos que, à época, com multa e correção, chegavam a 615 milhões de reais. O que daria para solucionar os problemas de todos os hospitais públicos brasileiros. 

O episódio veio à tona em 2013 através do blog O Cafezinho. Uma assessoria de imprensa afirmou que a dívida foi quitada, mas diante de uma campanha que circulou na internet exigindo que o DARF fosse mostrado, a Globo se calou. 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X