SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

EDITORIAL: Diretas Já para reconstruir a democracia brasileira é mais do que urgente


O Congresso deve parar tudo o que está fazendo - interromper a votação das reformas e qualquer outro debate - e convocar eleições diretas gerais em todo o País. Só assim poderemos recomeçar do zero e reconstruir o Brasil que queremos

Publicado: 18/05/2017
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

O governo Michel Temer acabou! Não tem mais volta. As denúncias e provas que existiam contra ele, envolvendo propinas, a empresa JBS e Eduardo Cunha, são de extrema gravidade e o presidente golpista está com os dias contados. O Congresso deve parar tudo o que está fazendo - interromper a votação das reformas e qualquer outro debate - e convocar eleições diretas gerais em todo o País. Só assim poderemos recomeçar do zero e reconstruir o Brasil que queremos. Com um grupo político que promova mudanças econômicas e sociais apoiadas pela grande maioria da população brasileira. Afinal, vivemos ou não em uma democracia? 

A Globo e os velhos meios de comunicação brasileiros já estão se mobilizando para afastar a possibilidade de eleições diretas por meio de seus colunistas que estão defendendo a eleição indireta – chamada de “constitucional” –, para o caso do afastamento de Temer. Seria o golpe dentro do golpe. 

Primeiro a Globo inflou manifestações para golpear o governo Dilma. Protegeu Eduardo Cunha, protegeu Aécio Neves, protegeu Michel Temer e protegeu o juiz de Curitiba, Sérgio Moro, que disse que as perguntas que Cunha endereçou a Michel Temer não vinham ao caso. Agora querem eleições indiretas. Ou seja, um presidente eleito por um Congresso Nacional com parlamentares apontados como corruptos e investigados pela operação Lava Jato. 

Mas não podemos cair no engodo das indiretas. O trabalhador brasileiro não tem momento mais oportuno do que esse para ir às ruas e pedir pelas Diretas Já! Esse é o melhor momento de resistência e de retomada das ruas em todo o Brasil. 

A CUT e as demais centrais sindicais, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo estão convocando atos em todo o país para pedir o Fora Temer e a convocação de eleições diretas. Temos que nos juntar a eles. Nesta quinta (18), já ocorreram os primeiros atos em diversas cidades brasileiras. No Recife, a mobilização ocorreu na praça do Derby. Outros atos serão marcados. O Sindsep-PE participará de todos eles e convoca todos os seus filiados a fazerem o mesmo. Até mesmo porque há sinais de que o Congresso Nacional pode aprovar as reformas Trabalhista e da Previdência, caso Temer saia e emplaquem um novo presidente ilegítimo. 

Em um ano de governo golpista, que contou com o apoio fundamental do Congresso Nacional, a classe trabalhadora amargou grandes perdas. Além das reformas, da PEC do Fim do Mundo, que irá impedir investimentos públicos e aumentos de salários dos servidores acima da inflação por 20 anos, são mais de 13 milhões de desempregados; projeção de um Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 0,2%; inflação que bate a porta dos 5%; aumento da pobreza e da desigualdade social. Um governo desaprovado por 85% dos brasileiros, segundo pesquisa da Datafolha.  

Vamos às ruas contra a manobra das indiretas, contra a atual política econômica, tocada por Temer e pelo PSDB, e contra as reformas Trabalhista, Previdenciária e Terceirização. 

AÉCIO NEVES
Um dos maiores articuladores do golpe que tirou Dilma Rousseff do poder, Aécio Neves (PSDB), teve o seu pedido de prisão pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Segundo denúncias, Aécio foi gravado no momento em que pedia propina a JBS. Na gravação, ele teria, inclusive, combinado o assassinato da pessoa que iria pegar a propina, para que ele não denunciasse o senador no futuro.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X