SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Lançamento de livro vira ato contra o golpe e a favor da democracia


Evento aconteceu na noite de terça-feira, 28 de junho

Publicado: 29/06/2016

Ascom Sindsep-PE

Em mais um ato contra o golpe em curso no Brasil, foi lançado, na noite de terça-feira, dia 28, o livro A Resistência ao Golpe de 2016, uma coletânea com 103 artigos escritos por advogados, professores, jornalistas, cientistas políticos, artistas, escritores, arquitetos, lideranças partidárias e de movimentos sociais, brasileiros e também estrangeiros, que denunciam a quebra da institucionalidade democrática no Brasil. Dois dos autores participaram do lançamento e criticaram o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.

“Essa reunião acontece não apenas para o lançamento de um livro, mas é um ato em defesa da democracia, do estado de direito e das conquistas sociais da população brasileira. O livro é a narrativa dos primeiros momentos do golpe. De uma farsa sob forma de processo de impeachment que se trata, na verdade, de uma disputa pelo poder entre um projeto nacional e um projeto liberal que irá destruir todas as conquistas sociais dos últimos anos em benefício do empresariado”, destacou o professor de direito Gustavo Ferreira, um dos autores do livro.

“Esse é um livro histórico sobre o momento de profunda reflexão a respeito do projeto que queremos ver implementado no Brasil. O debate sobre o fato de ser golpe ou não já está resolvido porque todos já sabem que se trata de uma farsa ilegal. As pessoas que defenderam o golpe militar de 1964 jamais admitiram que aquela ação se tratava de um golpe. O mesmo acontece hoje. O debate deve ser em torno da escolha entre o estado liberal que querem nos forçar a aceitar e o estado social que está se tornando uma realidade no país”, observou o professor e também um dos articulistas do livro, João Paulo de Souza.

O lançamento do livro aconteceu na Faculdade de Direito do Recife, na Boa Vista, onde contou com a participação de várias pessoas do meio acadêmico e jurídico, além de estudantes e ativistas políticos. Graça Oliveira, coordenadora geral do Sindsep-PE, representou os servidores federais no evento. Em vários momentos, os presentes pediam a deposição do governo interino de Michel Temer e a volta da presidenta Dilma Rousseff. Os gritos de Fora temer ecoaram por diversas vezes.

“É uma ideologia neoliberal de estado mínimo e de corte de todos os direitos. Em muito pouco tempo eles estão retirando diversas conquistas sociais, obedecendo o ditame do capitalismo mundial”, comentou a professora Juliana Teixeira.

CONTEÚDO

O livro A Resistência ao Golpe de 2016 foi organizado por Carol Proner, Gisele Cittadino, Marcio Tenenbaum e Wilson Ramos Filho e publicado pela Editora Canal 6, dentro do Projeto Editorial Praxis. Alguns dos textos da obra já foram publicados e outros são inéditos. Entre os assuntos está o papel do STF, a atuação da mídia, as pedaladas fiscais, o envolvimento do Poder Legislativo, a função dos atores políticos internacionais, os bastidores da Operação Lava Jato, a crise de representatividade e a ofensiva contra direitos e políticas sociais. São diversos recortes, ângulos e perspectivas sobre o golpe de 2016.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X