SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Morre Vito Giannotti, maior entusiasta da comunicação sindical


Incansável na luta dos trabalhadores, Vito sempre apostou na comunicação como a principal arma ideológica da classe trabalhadora

Publicado: 28/07/2015

A esquerda brasileira e o movimento sindical perderam um dos seus maiores lutadores: Vito Giannotti (foto), coordenador do Núcleo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) e da Livraria Antônio Gramsci, ambos funcionando no Rio de Janeiro. O líder esquerdista faleceu no dia 24 de julho, sexta passada. Incansável na luta dos trabalhadores, Vito sempre apostou na comunicação como a principal arma ideológica da classe trabalhadora. Vito era italiano e veio para o Brasil em 1966, indo logo trabalhar como metalúrgico em São Paulo, onde iniciou sua militância no movimento sindical, se dedicando especialmente na comunicação sindical.

Autor de livros como História das Lutas dos Trabalhadores no Brasil, CUT por dentro e por fora, Força Sindical, a central neoliberal, Muralhas da Linguagem e Comunicação Sindical: a arte de falar para milhões, Vito era um dos grandes entusiasta da luta sindical. Ele nunca deixou de acreditar na organização da classe trabalhadora. Anualmente, coordenava o curso de comunicação do NPC, o maior encontro de comunicadores alternativos do país, reunindo entre os palestrantes críticos brasileiros e estrangeiros da mídia comercial.

Sempre sonhou em ver a unidade de toda a esquerda, para fazer a verdadeira disputa de hegemonia com a grande mídia burguesa. Em vários momentos, Vito Giannotti esteve presente na história do Sindsep-PE. Em vários anos, o sindicato participou do curso anual de comunicação, no Rio de Janeiro; o próprio Vito já esteve no Sindsep-PE para ministrar curso de formação político-sindical e de comunicação, além de algumas edições da agenda do sindicato ter sido feita em parceria com o NPC.

Para o Sindsep-PE, a partida de Vito representa uma perda sem tamanho para a luta da classe trabalhadora e para a comunicação contra-hegemônica. Cabe a nós, darmos continuidade ao legado desse socialista inveterado. Vito Giannotti, presente!

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X