SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

No Dia do Índio, Sindsep-PE vai promover palestras para discutir realidade indígena

13/04/2018





Da Ascom Sindsep-PE

Na próxima quinta-feira, 19 de abril, dentro da programação do Dia do Índio, o Sindsep-PE promove um debate para discutir a realidade dos povos indígenas. A atividade, que será realizada no auditório do sindicato, contará com palestras, exibição de vídeo e apresentação cultural. A programação começa às 9h30, com a abertura oficial e exibição do vídeo com o cacique João Francisco dos Santos, da tribo Funi-ô, de Águas Belas. Às 10h30, a diretora do Sindsep e servidora da Funai, Inalda Barbosa, fala sobre A Política Indigenista (SPI/Funai).

Na sequência, Sarapó Pankararu, coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste (APOINME), discute sobre Povos Indígenas em Pernambuco: Organizações, avanços e Desafios. Encerrando a mesa temática, Elisa Urbano, membro dos Conselhos Estadual e Nacional da Mulher, traz um panorama sobre A relevância do Papel da Mulher Indígena no Enfrentamento das Lutas de seus Direitos. Após as palestras, será aberto o debate com o público presente. O evento será encerrado com a apresentação cultural do grupo Funi-ô Fithxyá.

“Com esse debate, o Sindsep-PE cumpre com seu papel de contribuir com a discussão sobre a questão indígena. É preciso mudar o olhar preconceituoso e estereotipado que a sociedade tem em relação ao índio, um olhar equivocado que em nada contribui na garantia dos direitos desses povos. Então, esse evento tem essa função:  mudar a consciência das pessoas para  que se possa avançar na garantia dos direitos dos povos indígenas”, explica Inalda Barbosa.
 


« Voltar



Receba Nosso Informativo

X