SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Sindsep-PE defende importância do Dieese em reunião do CDE da Condsef/Fenadsef


Em tempos de negociações salariais difíceis estar atento aos números, ter em mãos dados e pesquisas, é de fundamental importância para o movimento sindical

Publicado: 16/04/2018
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Em tempos de negociações salariais difíceis estar atento aos números, ter em mãos dados e pesquisas, é de fundamental importância para o movimento sindical. Por isso, durante a reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da Condsef/Fenadsef, realizada na sexta-feira passada, em Brasília, o Sindsep-PE apresentou um documento em defesa do Dieese, que tem passado pela maior crise financeira de sua história. 

“O Dieese é uma entidade que foi criada por nós do movimento sindical e até hoje se mantém ao lado da classe trabalhadora, produzindo estudos e pesquisas para embasar as nossas campanha salariais. Defender o Dieese é defender a nossa história”, alega o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira, que participou da reunião do CDE na última sexta. 

Ficou deliberado que a Condsef/Fenadsef irá se reunir com o Dieese e montar um cronograma de reuniões com entidades da base com o intuito de filiar novos sindicatos, além de manter e fortalecer a subseção existente em Brasília, que trabalha exclusivamente para a federação. Além de José Carlos de Oliveira também estava presente na reunião do CDE Jurandir Liberal, que faz parte da executiva da Condsef.

CAMPANHA SALARIAL

Durante a reunião do CDE, os sindicatos presentes avaliaram que não existe disposição por parte do governo em negociar com os servidores federais, por isso devem manter a mobilização nas suas bases. No momento não foi definida uma agenda. Ficou para as próximas reuniões.

Outra constatação dos sindicatos filiados à Condsef/Fenadsef é sobre a necessidade de derrubar a Emenda Constitucional (EC) 95/16, a lei do teto de gastos, que congela os investimentos em políticas públias por 20 anos. 

“A Emenda Constitucional 95 está impactando não só nos salários dos servidores, mas também nas condições de trabalho. Os cortes de verbas está impactando diretamente na manutenção dos órgãos e nos concursos públicos”, frisa José Carlos de Oliveira.

Na última reunião realizada com a Condsef/Fenadsef, o Ministério do Planejamento informou que o sistema de negociação com os servidores está ultrapassado. Disse também que não tinha margem para negociar reajustes e que está analisando internamente algumas demandas mais antigas e urgentes, como a dos servidores civis do Ministério da Defesa, e que quando chegar a um consenso dentro do governo vai chamar a federação para comunicar.

“É um total descaso com a categoria. Por isso temos que estar mobilizados e prontos para a luta”, frisa o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X