SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Trabalhadoras e trabalhadores da Ebserh iniciam greve nesta segunda (06/05)


A greve está sendo instaurada depois de várias rodadas de negociação. A Empresa apresentou um índice de apenas 2,5% para as cláusulas econômicas, o que está sendo classificado como vergonhoso pelas trabalhadoras e trabalhadores

Publicado: 06/05/2024
Escrito por: Ascom Sindsep-PE




As trabalhadoras e trabalhadores da Ebserh de todo o Brasil estão entrando em greve nesta segunda-feira (06/05). Em Pernambuco, as mobilizações estão ocorrendo no Hospital das Clínicas, onde a categoria está lotada. Depois da instalação do piquete de greve, foi servido um café da manhã e realizada uma panfletagem para os pacientes do hospital.

A greve está sendo instaurada depois de várias rodadas de negociação e insatisfação da categoria com as propostas oferecidas para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025. A Empresa apresentou um índice de apenas 2,5% para as cláusulas econômicas, o que está sendo classificado como vergonhoso e um assédio econômico pelas trabalhadoras e trabalhadores. Esse percentual não cobre nem a inflação do período. Além disso, outras reivindicações que haviam sido debatidas nas mesas de negociação foram rejeitadas pela Empresa.

Durante as negociações, a Ebserh chegou a informar que apresentaria uma proposta econômica com um índice de 14,07%, mas a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) não concordou com o percentual.  

“Estamos com 70% das atividades eletivas e ambulatoriais paradas e a nossa expectativa é que esse grito de socorro, nossa voz possa ser ouvida pela direção da empresa, pelo governo, para que eles possam estar oferecendo para esses trabalhadores um reajuste digno”, explica a diretora do Sindsep-PE e trabalhadora da Ebserh, Gislaine Fernandes.

“A categoria vê esses 2,5% como uma desqualificação do processo de negociação. “O que se espera é que, enfim, o percentual seja elevado e qualificado para que o reajuste seja repassado aos trabalhadores e trabalhadoras”, esclarece a também diretora do Sindsep-PE, Elna Melo.

Da última vez que as trabalhadoras e trabalhadores da Ebserh entraram em greve, em 2022, a categoria havia passado três anos tentando negociar o seu ACT com o Governo Bolsonaro, sem sucesso. Com a greve, as trabalhadoras garantiram algumas conquistas. Mas tiveram que ter a mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para fechar o acordo. A união da categoria em torno do Sindsep-PE, fortalecendo as ações do Sindicato, foi primordial para a garantia das conquistas.

Em 2023, com o novo governo, pela primeira vez na história da Empresa, foi fechado um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) em mesa de negociação. Desde a fundação da Ebserh, todos os ACT’s haviam sido levados a dissídio ou tiveram a mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O ACT 2023/2024 foi assinado com diversas conquistas para a categoria, incluindo um reajuste de 4,92%, e o auxílio alimentação, assistência médica e odontológica, auxílio pré-escolar e auxílio à pessoa com deficiência tiveram um aumento de 15%.

No entanto, neste ano, as negociações estão travadas.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X