SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Trabalhadoras e trabalhadores da Ebserh rejeitam proposta da empresa e mantêm greve


A decisão foi tomada durante assembleia realizada na manhã desta terça-feira (07), no Hospital das Clínicas

Publicado: 07/05/2024




As trabalhadoras e trabalhadores da Ebserh em Pernambuco decidiram rejeitar a última proposta da Empresa, referente ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024, e permanecer em greve. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na manhã desta terça-feira (07), no Hospital das Clínicas. Na mesma reunião, a categoria aprovou a contraproposta elaborada pela Condsef/Fenadsef e Comando Nacional de Greve.

A proposta da Ebserh foi apresentada pela direção da Empresa em audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), nessa segunda-feira (06), em Brasília. Nela, a Ebserh propõe para este ano um reajuste de 3,09% sobre salários e benefícios, exceto auxílio-alimentação. O valor corresponde a 80% do INPC e seria pago a partir de 1º de março. Já para o ACT 2025/2026 o valor a ser reajustado corresponderia a 100% do INPC. Para o auxílio-alimentação a empresa propõe que o valor saia dos atuais R$660,09 para R$796,00, o que corresponde a 20,58% de reajuste. 

A contraproposta aprovada pela categoria aceita o reajuste de 80% do INPC para este ano e 100% sobre salários e benefícios para o ACT 2025/2026, mas rejeita o novo valor do auxílio-alimentação. Nela, a categoria pede que este valor seja de 1 mil reais, retroativo a 1º de março de 2024. Ela também determina a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar um plano de recomposição salarial.       

“Nós rejeitamos essa proposta da Ebserh porque o nosso auxílio-alimentação está muito defasado”, comentou a arquiteta e analista administrativa, Flávia Góes. “É uma proposta muito aquém do que a gente aguardava. Esperávamos um reconhecimento maior da empresa pelo trabalho que desenvolvemos aqui”, complementou o técnico em enfermagem, Genaro Gomes.  

A categoria e a Ebserh estão em comum acordo com relação a outros pontos como a manutenção dos 38 itens sociais negociados e aceitos na mesa, que inclui a instituição de um grupo de trabalho paritário para criar um plano de recomposição salarial para os empregados. Também estão de acordo com relação a alteração da data base da categoria para 1º de junho de 2025, abrangendo o período de março de 2024 a maio de 2025, recompondo 100% desse período. 

Agora, as trabalhadoras e trabalhadores irão aguardar uma nova reunião de negociação e a resposta da Ebserh.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X