SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Trabalhadores não aceitam nomeação de empresário para coordenar a SRTE


Segundo os servidores, Eduardo de Freitas Leite é contumaz infrator da legislação trabalhista e réu em processo de improbidade administrativa, entre outros delitos

Publicado: 22/08/2016

Ascom Sindsep-PE

Representantes dos trabalhadores, auditores-fiscais do trabalho e servidores administrativos da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE) realizaram um ato na manhã desta segunda-feira, 22 de agosto, na frente do órgão, em Recife, para protestar contra a nomeação do empresário Eduardo Geovane de Freitas Leite para comandar a Superintendência. Os servidores empunharam faixas e fizeram discursos em protesto contra a nomeação. 

Segundo os servidores, Eduardo de Freitas Leite é contumaz infrator da legislação trabalhista e réu em processo de improbidade administrativa, entre outros delitos. Geovane, que é ex-prefeito de Sanharó e ex-secretário de finanças de Arcoverde, é ligado politicamente ao deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB).

“A SRTE é um órgão que fiscaliza o empresário para que ele não burle as leis trabalhistas. Colocar um empresário aqui é como colocar uma raposa para tomar conta do galinheiro. Esse Governo do atraso quer ver o Brasil de volta ao tempo de colônia. Temos que impedir absurdos como esse”, comentou a coordenadora geral do Sindsep, Graça Oliveira. 

A nomeação do empresário causou revolta e surpresa a todos, uma vez que nada foi debatido com os servidores da casa. “Só soubemos dessa nomeação porque ela foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (19). Isso é de um grande desrespeito a todos. Não vamos aceitar a posse de um empresário que não respeita as leis trabalhistas. Não iremos deixar que ele trabalhe aqui”, garantiu o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Carlos Silva.   

Durante a mobilização, os servidores colheram assinatura para um abaixo assinado endereçado ao ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. O texto manifesta o repúdio dos servidores à exoneração do ex-superintendente André Negromonte e à nomeação de Eduardo Geovane. 

Também ficou decidido que os trabalhadores e seus representantes irão realizar uma mobilização amanhã (24) durante a visita do Ministro do Trabalho ao Recife. Paralelamente a isso, servidores da SRTE estão levantando todo o histórico do empresário junto aquele órgão.  

“Essa é uma casa do trabalhador. Um órgão estratégico para a fiscalização do cumprimento de leis trabalhistas como o pagamento do FGTS, férias e 13º. Jamais poderemos aceitar que um empresário que não paga o FGTS há anos para seus funcionários coordene essa casa”, disse o diretor de Comunicação do Sindsep-PE, Sérgio Goiana.

“Essa foi mais uma falta de respeito desse governo com o trabalhador brasileiro e com o setor público. Eles estão dizendo a que vieram. Querem acabar com o serviço público, mas nós não iremos aceitar”, concluiu o secretário geral do Sindsep, José Carlos Oliveira.  

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X