Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 17/10/2025
A 17ª Plenária Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que está sendo realizada em São Paulo entre 14 e 17 de outubro, conta com um momento dedicado aos servidores públicos para discussão de suas principais pautas e desafios. O encontro acontece neste momento e o Sindsep-PE está presente, dando sua contribuição na luta pela defesa do serviço público.
Durante o encontro, está sendo enfatizada a necessidade de defesa e valorização das servidoras e servidores públicos brasileiros e dos serviços públicos. A CUT e os sindicatos presentes estão aproveitando a ocasião para reforçar a importância da luta contra a reforma administrativa proposta pela Câmara dos Deputados.
Considerada como uma proposta que irá promover o desmonte dos serviços públicos, a reforma é uma ameaça para toda a população brasileira e para os direitos e condições de trabalho dos servidores.
A proposta ainda não alcançou as 171 assinaturas necessárias para que sua tramitação tenha início e a expectativa é de que isso não aconteça.
Fruto de um Grupo de Trabalho (GT) criado por determinação do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com o apoio de deputados do Centrão e da extrema direita bolsonarista, a reforma administrativa chega a ser pior e mais destrutiva do que a própria PEC 32/2020, de Bolsonaro-Guedes, já considerada a pior proposta sobre administração pública enviada ao Congresso.
"Esse encontro reforça a defesa da pauta das servidoras e servidores públicos brasileiros pela CUT e reconhece, sobretudo, a importância de um Estado democrático, soberano e interventor na sociedade brasileira, através da execução e fiscalização de políticas públicas, sem a interferência de alienígenas políticos privatistas. Além disso, salienta a posição contra a reforma administrativa da bandidagem do Congresso", destacou o coordenador-geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira, que está no encontro.
Marcha Nacional contra a reforma
No próximo dia 29 de outubro, haverá a Marcha Nacional do Serviço Público contra a reforma administrativa. O ato terá concentração, a partir das 9h, no Museu Nacional. Em seguida, os participantes sairão em direção ao Palácio do Planalto.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participa do encontro dos servidores durante a Plenária da CUT. Em outras ocasiões, ela já deixou claro que o governo não apoia a proposta construída por partidos como o PL, PSD, Republicanos e União Brasil, os mesmos que votaram a favor da PEC da Bandidagem.