SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

6 de março: feriado da Data Magna


Atenção! Neste dia não haverá atendimento ao público no Sindsep

Publicado: 04/03/2026

Na próxima sexta-feira (06), Pernambuco irá comemorar a Revolução Pernambucana de 1817. Não haverá atendimento ao público no Sindsep neste dia.

É o feriado da Data Magna que celebra um momento histórico importante, em que o Estado se separou do Brasil monarquista e se tornou uma república independente por 74 dias.

Mas a importância desta revolução não se resume apenas a esses 74 dias. Ela influenciou todo o clima político do país que pôs fim à colonização portuguesa por meio da independência do Brasil, ocorrida cinco anos depois.

A Revolução foi inspirada nas ideias liberais da época. Seria um avanço comparado ao monarquismo colonialista do período. Mas estava longe de ser uma revolução popular. Seus líderes faziam parte da elite pernambucana da época, que estava insatisfeita com a cobrança excessiva de impostos para sustentar a corte de D. João VI, no Rio de Janeiro. 

Quando se falava em abolir a escravização, os proprietários de terra que fizeram parte da revolução eram contrários. E quando era lembrado que, no resto da América Latina, estavam questionando o latifúndio, muitos também não queriam nem ouvir falar em reforma agrária.

O "país Pernambuco" acabou, oficialmente, em 20 de maio de 1817, depois que tropas enviadas pela Corte portuguesa, a partir do Rio de Janeiro e da Bahia, invadiram o território pernambucano e cercaram a cidade do Recife.

Como punição, os líderes da revolução tiveram penas exemplares, como o enforcamento e o fuzilamento em praça pública. O território de Pernambuco foi "desmembrado". O Estado perdeu a Comarca do Rio de São Francisco, que, inicialmente, foi transferida para Minas Gerais. Em seguida, a Comarca passou para a Bahia. 



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X