Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 29/08/2024
A Condsef/Fenadsef e o Fórum das Entidades Representativas das Servidoras e Servidores das Carreiras de C&T (Fórum de C&T) assinaram o acordo de reajuste salarial com o MGI na tarde dessa quarta-feira (28). O acordo foi resultado de uma negociação entre a Condsef, o Fórum e o governo, com participação efetiva do Sindsep por meio dos seus diretores e servidores da Fundaj, Jaime Vieira e Jemuel Nunes, que também integram o departamento da Ciência e Tecnologia da Condsef/Fenadsef.
O acordo foi, inclusive, aprovado na assembleia virtual realizada com as servidoras e servidores pernambucanos, no último dia 21 de agosto, com a presença do coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos Oliveira, do secretário geral da entidade, José Felipe Pereira, e dos diretores Eduardo Albuquerque, Jemuel Nunes e Jaime Vieira.
O reajuste se dará em duas etapas, sendo a primeira em janeiro de 2025 e a segunda em abril de 2026.
>>> Veja os detalhes nas tabelas AQUI
“Depois de muita negociação conseguimos chegar a um desfecho em que distorções foram corrigidas e toda a categoria terá ganhos. As trabalhadoras e trabalhadores da ciência e tecnologia estão de parabéns. Mas temos que continuar vigilantes e mobilizados em defesa da recuperação das perdas salariais históricas e da valorização de nossas carreiras”, destacou Jemuel Nunes.
O acordo tem como base a proposta enviada pelo MGI às entidades do Fórum em 19 de agosto último, o que significou um grande avanço diante da proposta anterior, apresentada em 1º de agosto e imediatamente rechaçada pelo Fórum.
A nova proposta representou ganhos, não só pelos reajustes, mas também por movimentos que são pleitos antigos das trabalhadoras e trabalhadores de C&T, como a redução do peso da GDACT frente ao VB e a valorização percentual das RTs e GQs. A remuneração final das novas tabelas de C&T é igual às do INPI, Inmetro e Fiocruz, na medida em que o governo trabalhou no sentido de reunificar as carreiras consideradas por ele como sendo do campo de ciência e tecnologia.
O MGI garantiu, no corpo da tabela e no texto do acordo, a migração dos servidores da atual tabela para a futura na mesma posição, ou seja, com o mesmo número de classe/padrão que atualmente precisam percorrer para chegar ao fim da carreira (enquadramento de cima para baixo nas tabelas). Além disso, o MGI garantiu nos termos do acordo que aos aposentados serão garantidos a mesma equiparação e demais direitos hoje existentes.