Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 27/01/2020
O Trilhas da Democracia desta terça (28) debate o tema "A democracia brasileira encontra-se em risco?". Para falar sobre a questão, o programa recebe Michel Zaidan, historiador, cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Carlos Veras, deputado federal de Pernambuco pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Os convidados iniciam o programa respondendo a pergunta contida no tema do debate, ressaltando o impedimento da continuidade do mandato da Dilma Rousseff como presidente da República Federativa do Brasil, no ano de 2016, e sua contribuição para a crise da democracia, seguida da reforma trabalhista, que teve como objetivo extinguir direitos trabalhistas para beneficiar o empresariado, e da eleição de Jair Bolsonaro.
Os convidados falam sobre a influência do capital financeiro na corroboração do sistema neoliberal e o seu descomprometimento com um governo mais plural e participativo, não desconsiderando a influência da Igreja, mais precisamente da "Bancada do boi, da bala e da Bíblia" na legitimação do autoritarismo, segregação e discriminação dentro e fora do Plenário.
Conversam também, sobre a incapacidade do atual presidente Jair Bolsonaro em governar o país, que fica clara diante de medidas como: o interesse em fechar sindicatos, o esquartejamento do Ministério do Trabalho e ataque aos movimentos sociais.
Com coordenação e apresentação do historiador e professor da UFPE, Marco Mondaini, o Trilhas da Democracia promove entrevistas e debates semanais, que são exibidas pela TVPE sempre às terças, às 21h, com reapresentação aos domingos, às 19h. Para assistir o programa deve-se acessar os canais digitais 46.1, em Recife e Região Metropolitana, 12.1, em Caruaru, e 13.1, em Petrolina.
Ele é reproduzido também no canal do programa no YouTube (Trilhas da Democracia) e na TV 247, do site Brasil 247.
Para mais informações, acompanhe as redes sociais do Trilhas da Democracia: Instagram: @trilhasdademocracia; Twitter: @t_democracias. No Facebook, basta buscar pela página “Trilhas da Democracia”.