SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

A preservação do meio ambiente passa pela valorização das servidoras e servidores


Nesta segunda-feira (30), funcionárias e funcionários públicos federais pernambucanos do Ibama e do ICMBio estiveram reunidos em assembleia promovida pelo Sindsep-PE

Publicado: 30/09/2024

O Brasil anda enfrentando um verdadeiro caos ambiental devido às mudanças climáticas, a dificuldade do poder público para conter o avanço de queimadas criminosas provocadas pela ação humana e a irresponsabilidade de governos estaduais ao não promover políticas que contenham ou minimizem os efeitos das mudanças climáticas, como foi o caso do Rio Grande do Sul. Diante das circunstâncias, as servidoras e servidores da área ambiental brasileira estão mobilizados em um debate ininterrupto sobre formas de combater os crimes ambientais e terem seu trabalho valorizado. 

Nesta segunda-feira (30), funcionárias e funcionários públicos federais pernambucanos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estiveram reunidos em assembleia promovida pelo Sindsep-PE.

No encontro, realizado em conjunto com a Associação de Especialistas em Meio Ambiente de Pernambuco (Aema), a categoria discutiu a conjuntura nacional, as negociações com o governo federal, os problemas de terceirização de área fim do Ibama e Icmbio e o Encontro Nacional dos Servidores da CEMA e do PECMA, que acontecerá em Brasília, no período de 18 a 20 de outubro.

Foram eleitos como delegados ao Encontro Nacional o servidor do Ibama e diretor do Sindsep-PE, Eduardo de Albuquerque, e a servidora do Ibama, Mariana Momesso. O Encontro Nacional reunirá representantes de todo o Brasil para uma análise sobre a campanha salarial 2024, as negociações e fechamento do acordo com o governo, as prioridades relacionadas à proposta apresentada pelas entidades ao governo, em outubro de 2023, e o plano de lutas do próximo período (outubro/2024 a junho/2025).   

“A preservação do meio ambiente é uma pauta de fundamental importância não só para o Brasil e sua população, que sofre cada vez mais com os efeitos de crimes ambientais, mas para todo o planeta. E essa pauta também passa pela valorização das servidoras e servidores que atuam na defesa ambiental. É importante lembrarmos que o Sindsep-PE sempre participou de todos os debates relacionados às demandas da categoria desta área, além de estar mobilizado constantemente para lutar pelas demandas gerais de todas as servidoras e servidores”, destacou Eduardo de Albuquerque durante a assembleia realizada pelo Sindicato.

Durante o encontro, a categoria avaliou as negociações com o governo de forma crítica, apontando as dificuldades para garantir suas demandas. Depois de muito impasse nas negociações e muita mobilização por parte da categoria, as servidoras e servidores aceitaram, no último mês de agosto, a proposta de reajuste feita pelo Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI). A proposta garantiu reposição inflacionária e ganhos reais até 2026.

Na Assembleia foi destacada a necessidade de um debate mais profundo sobre o estado brasileiro, com mais investimentos em serviços públicos e valorização de todas as servidoras e servidores para que possam atender a população com serviços de qualidade. E não apenas a valorização de determinada parcela do serviço público, como vem ocorrendo.

Em se tratando da conjuntura nacional, foi apontada a dificuldade em lidar com os crimes ambientais diante da redução do quadro de servidoras e servidores e os problemas de lidar com um Congresso Nacional reacionário, formado, em sua maioria, por parlamentares contrários as pautas ambientais e da classe trabalhadora, interessados no desmonte dos serviços públicos e no avanço do agronegócio.



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X