SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
07/10/2020
A privatização dos principais ativos da Petrobras é mais uma manobra do governo Bolsonaro para minar a soberania nacional e promover o desmonte do Brasil, iniciado ainda no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A manobra recebeu o aval do Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 1º de outubro, que negou, por seis votos a quatro, um pedido de suspensão da venda de oito refinarias e ativos da empresa, a partir da criação de subsidiárias.
Agora a Petrobras pretende vender as refinarias de Abreu e Lima (PE), Landulfo Alves (BA), Presidente Getúlio Vargas (PR), Alberto Pasqualini (RS), Gabriel Passos (MG), Isaac Sabbá (AM), Lubnor (CE) e a Unidade de Industrialização de Xisto (PR).
Analistas financeiros comemoraram a decisão do STF pelos jornais de grande circulação, uma vez que os ativos estão sendo esquartejados em uma política de desinvestimentos que deixa de lado o desenvolvimento regional para mirar apenas nos lucros financeiros.
Com a abertura da Petrobras na Bolsa de Nova York, durante o Governo FHC, em torno de 60 a 70% dos acionistas da Petrobras, hoje em dia, são grupos financeiros estrangeiros. Ou seja, 70% dos lucros são dirigidos a esses grupos. Como o atual governo não tem nenhum interesse no desenvolvimento do Brasil, a ideia é desmontar a maior empresa nacional para ficar apenas com sua parte mais lucrativa.
DIA DA MULHER SERÁ MARCADO POR ATOS EM DEFESA DA VIDA DAS MULHERES
BOLSONARO ERRA E GERA CAOS ECONÔMICO COMO NÃO SE VIA HÁ DÉCADAS NO BRASIL
INCRA QUER EXPULSAR REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES DE SEUS PRÉDIOS
GOVERNO INSISTE NO TRABALHO AOS DOMINGOS, FLEXIBILIZAR SEGURANÇA E TERCEIRIZAÇÃO
DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO COM PRESSÃO DE PARLAMENTARES NA INTERNET
GASTO COM STELLA E HEINEKEN EM UM SÓ PREGÃO BANCARIA REFEIÇÕES DE SOLDADO POR 10 ANOS
DIA NACIONAL DE LUTA MOBILIZOU TRABALHADORES DA EBSERH EM TODO PAÍS
CRESCIMENTO DE VAGAS EM PLATAFORMAS DIGITAIS AUMENTA PRECARIZAÇÃO E AMEAÇA DIREITOS
CAMPANHA #ABRACEAVACINA MOBILIZA O BRASIL EM DEFESA DA VACINAÇÃO
SINDSEP PE REPUDIA SÉRIE PUBLICADA PELA EBSERH