SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Abin lança aplicativo de mensagens para servidores


O diferencial, explica a Abin, é a proteção das mensagens e das chamadas de áudio e vídeo pela criptografia do Estado, desenvolvida pela agência

Publicado: 09/12/2025

A Agência Brasília de Inteligência (Abin) lançou um aplicativo de mensagens para seus servidores com criptografia

Do Extra

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) apresentou na quarta-feira (dia 3) o msg.gov, uma plataforma de comunicação segura e sigilosa que já está disponível para agentes públicos da agência e, em breve, para os do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). Com o aplicativo, será desnecessário o uso dos aplicativos de mensagens comerciais, muitos deles desenvolvidos por empesas estrangeiras.

O diferencial, explica a Abin, é a proteção das mensagens e das chamadas de áudio e vídeo pela criptografia do Estado, desenvolvida pela agência.

— Vejo o msg.gov como o primeiro passo para garantir nossa soberania digital e proteção de dados — descreveu José Macedo, professor doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC), parceira no desenvolvimento do projeto.

O msg.gov está integrado ao gov.br, o que, de acordo coma agência, confere "mais praticidade" ao usuário. A primeira versão foi testada pelo público interno da Abin ao longo de 2025.

A entrega do aplicativo está de acordo com o Decreto 11.693, que versa sobre a competência da Abin de disponibilizar ferramentas de comunicação segura para os servidores do Sisbin — a agência é seu órgão central. Esses agentes estão especialmente ligados à defesa externa e segurança interna, incluindo também órgãos de estados, municípios e Distrito Federal.

"O aplicativo foi concebido, inicialmente, para atender à Abin e a parceiros do Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência), mas, por seu potencial, pode ser utilizado por toda a administração pública", informou a Abin.

A implementação da plataforma foi realizada por meio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X