SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Abra o Olho volta a desfilar nas ruas do Recife levando mensagem política

17/02/2020



Do Sindsep-PE

Enfim, estamos na semana que terá início aquele que promete ser um dos carnavais mais politizados dos últimos tempos. As críticas às atrocidades praticadas pelo governo Bolsonaro contra os trabalhadores deverão invadir as ruas durante a festa de Momo. Algo que o Bloco Abra o Olho, agremiação dos servidores federais de Pernambuco, já faz desde sua fundação, em 1999. E esse ano não será diferente. O bloco sai às ruas do bairro do Recife na próxima sexta-feira com o tema: Eles querem destruir! Nós vamos resistir!

A ideia é a de fazer uma crítica à política de desmonte do serviço público e do Brasil por parte do governo Bolsonaro e, ao mesmo tempo, defender a resistência como forma de luta.

Afinal, o Governo Jair Bolsonaro continua espalhando diversas mentiras a respeito do serviço público e dos servidores. Recentemente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, chamou os servidores de "parasitas". Depois, proferiu uma série de mentiras. Entre elas, a de que o governo é obrigado a dar aumento de salários anuais aos servidores. Mas o Supremo Tribunal Federal, infelizmente, já decidiu que o poder Executivo não é obrigado a fixar data-base para reajustes. O STF também decidiu que os salários não precisam nem ser corrigidos pela inflação.

Os integrantes deste governo também afirmam que existem muitos servidores públicos, ganhando altos salários, e de que o setor público dá prejuízo ao país. No entanto, o percentual de empregados no setor público brasileiro, nos três níveis, é de apenas 12,1%, enquanto nos países desenvolvidos, segundo a OCDE, é de mais de 20%. Além disso, entre julho de 2010 e dezembro de 2019, os servidores públicos federais tiveram perda salarial de mais de 32%, considerando a inflação do período. 

Com a propagação de mentiras sobre o serviço público eles querem passar a ideia para a população de que este setor dá prejuízos ao país. Com isso, querem conquistar o apoio dos brasileiros para privatizar todos os serviços que hoje são realizados por funcionários públicos e repassá-los para a iniciativa privada. 

“É importante a gente alertar a população de que política pública é uma obrigação do Estado. Então não se pode falar em lucro ou prejuízo de uma política pública. As políticas públicas têm que ser promovidas para atender a população. Esse é o papel do Estado. Do contrário, para que serve o Estado? Eles recolhem impostos de todos os brasileiros para quê?”, destacou o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira. 

A camisa

A camisa do Abra o Olho traz estampa inspirada no tema deste ano. Elas já estão sendo repassadas aos filiados na sede do Sindsep-PE (rua João Fernandes Vieira, 67 – Boa Vista), ao preço de R$ 8,00. Quem adquirir a camisa terá direito à água mineral que será distribuída no local da concentração, no bairro do Recife. Durante a festa, os participantes também poderão adquirir refrigerantes, cervejas e alimentos a preços mais baixos que os comercializados em outros locais.   

No Bairro do Recife

O Abra o Olho chega ao ano de 2020 com duas grandes novidades. A festa de Carnaval dos servidores, que vinha acontecendo, nos últimos anos, na sede do Sindicato, agora será realizada em um dos maiores focos da folia de Momo: o bairro do Recife!  A concentração do bloco, que terá início às 14h da sexta-feira de Carnaval, acontecerá nas dependências do estacionamento Ceparks (rua da Guia, nº 81 - Também com entrada pela rua do Apolo). Uma orquestra irá garantir a animação da concentração com muito frevo. 

Outra novidade é que, por solicitação dos associados, o Abra o Olho voltará a desfilar esse ano. Após a concentração, o bloco sairá em cortejo pelas ruas do bairro do Recife. 

Na concentração, os servidores terão toda segurança e comodidade necessárias para se divertir da melhor forma possível. Guardado por muros, o Ceparks ainda tem toldos que protegerão os carnavalescos do sol e da chuva que porventura venha a cair. Seguranças já foram contratados para o local e uma ambulância será instalada no estacionamento para qualquer eventualidade. Venha frevar com a gente!

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X