SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

ACT 2018/2019 da Conab é prorrogado até dia 31

Fonte: Ascom Sindsep-PE
06/12/2019



A Fenadsef conseguiu mais uma vez a prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018/2019 da Conab, que vale agora até o dia 31 deste mês. Essa já é a quarta até o momento, já que a data-base foi 1º setembro. 

O diretor do Sindsep-PE e empregado da Conab, Sérgio Viana, conta que a Fenadsef protocolou a proposta de ACT dos trabalhadores desde junho, mas até agora houve resposta. 

A proposta dos empregados conta com 61 cláusulas. Eles reivindicam reposição da inflação de acordo com o INPC do período (3,70%) mais aumento real de 6,09%, que correspondem, na verdade, a perdas históricas acumuladas, segundo levantamento do Dieese. Além disso, solicitam a manutenção de todas as cláusulas sociais.

Viana conta também que a Conab está aceitando a prorrogação do ACT 2018/2019, mas não negocia com a Fenadsef o ACT 2019/2020. A empresa alega que a federação não é a representante legal do setor e vem negociando com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC).

Existem duas decisões judiciais favoráveis à Fenadsef, reconhecendo a sua representatividade. A Justiça, por sinal, determinou a CNTC se retirar das negociações, mas a Conab vem descumprindo a ordem judicial. Para Sérgio Viana, existe um posicionamento político da Conab: “A Condsef/Fenadsef sempre representou os trabalhadores da Conab, a CNTC só entrou na história depois da cobrança do imposto sindical”.

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X