SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias

Ano novo começa com muita luta e mobilização em defesa do serviço público

17/12/2019




Representantes de entidades sindicais ligadas aos servidores públicos federais dos diversos estados brasileiros estiveram reunidos, na última segunda-feira (16), na CUT Brasília. Na ocasião, foi fechado um calendário de ações em defesa da categoria, uma programação que já tem início no próximo mês de janeiro e se estende até o março de 2020. 

As atividades (ver quadro acima) pretendem responder aos ataques que o governo Bolsonaro vem promovendo contra o Estado e o povo brasileiro e servir como preparação para o Dia Nacional de Paralisação, Mobilização, Protesto e Greves, marcado para 18 de março. 

Durante a plenária, foi reforçado o plano de lutas e o manifesto unificado da CUT, CTB, CGTB, Intersindical, CSP-Conlutas e outras entidades sindicais nacionais, aprovado na Plenária Nacional em Defesa dos Serviços Públicos Municipal, Estadual e Federal, das Empresas Estatais, do Brasil e dos Trabalhadores, realizada no último 25 de novembro, em Brasília.

A primeira atividade agendada será a reunião das entidades que representam os servidores e empregados públicos com as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que representam vários movimentos sociais. A ideia é a de promover uma aproximação maior entre os servidores públicos e os movimentos sociais. 

No Dia dos Aposentados, 24 de janeiro, será realizada uma ação na Praça dos Aposentados, no Conic, que terá como objetivo despertar os transeuntes sobre a importância dos serviços públicos para quem não está mais ativo nos postos de trabalho. Uma das principais demandas desse grupo é o serviço de saúde pública, diante dos valores estratosféricos dos planos privados de saúde.

Em seguida, em fevereiro, haverá uma atividade no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados para debater a importância dos serviços públicos. No período de carnaval, será criado um bloco em defesa dos serviços públicos, que dialogará com a sociedade de forma criativa e descontraída sobre a importância desses serviços.

No Dia Internacional das Mulheres, também será pautada a defesa dos serviços públicos. De acordo com o SUS, as mulheres são as principais usuárias desse sistema. Além disso, outros serviços, como escolas públicas, por exemplo, interferem diretamente da vida das mulheres. E, finalmente, será realizado o Dia Nacional de Paralisação Mobilização, Protesto e Greves, no dia 18 de março. 
 

« Voltar

Receba Nosso Informativo

X