SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Aposentadas e aposentados atendem à convocação e lotam auditório do Sindsep-PE


Servidores comemoraram o Dia dos(as) Aposentados(as). O encontro contou com um debate político, palestras, sorteio de brindes e almoço

Publicado: 24/01/2025

As servidoras e os servidores federais aposentados filiados ao Sindsep-PE atenderam à convocação do Sindicato e lotaram o seu auditório, na manhã desta sexta-feira (24), para comemorar o Dia dos(as) Aposentados(as). O encontro contou com um debate político, palestras, sorteio de brindes e almoço. A abertura ficou por conta da coordenadora do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas, Ana Estrela, que deu as boas vindas. 
 
Na mesa, para o momento político, os presentes ouviram falas do coordenador geral do Sindsep, José Carlos de Oliveira, do secretário geral do Sindicato, José Felipe Pereira, e do diretor do Sindsep e da Condsef/Fenadsef, Eduardo de Albuquerque, que representou a Confederação. 

Todos falaram sobre a agenda de lutas que as entidades sindicais (Condsef/Fenadsef e Sindsep-PE) vêm encampando para garantir os direitos das aposentadas e aposentados, como o fortalecimento da previdência pública, a equiparação dos benefícios do Poder Executivo aos dos poderes Legislativo e Judiciário, o retorno da paridade entres servidores ativos e aposentados ou pensionistas e o aumento na contrapartida do plano de saúde.

“Aqui neste auditório só tem gente que ajudou na construção do Estado brasileiro, que honrou a sua vida e ajudou a vida de milhares de brasileiros com seu trabalho diário. Todas e todos abraçaram essa causa nobre que é cuidar das pessoas por meio de políticas públicas. Aqui não tem coitadinhas e coitadinhos. Tem uma população que ainda é economicamente ativa. Que continua reivindicando por seus direitos. E é para garantir esses direitos que nossas entidades sindicais estão lutando”, afirmou José Carlos de Oliveira.    

A palestra
 
“Previdência social pública, justa, forte e ampla para garantir o envelhecimento digno com qualidade de vida após a aposentadoria”. Esse foi o tema debatido na palestra com a participação da médica geriatra, especialista em gerontologia e doutora em ciências da saúde, Adriana Gomes, e do terapeuta ocupacional e especialista em saúde do idoso, Antônio Rodrigues Júnior.

Adriana destacou que a previdência social pública deve ser o pilar do bem-estar das aposentadas e aposentados. E, para isso, deve ser fortalecida para garantir uma aposentadoria digna a todas e a todos. Mas, além disso, o governo deve investir em políticas públicas que garantam o envelhecimento saudável e a justiça social. Em se tratando das reformas, Adriana lembrou da necessidade de ajustes para atender a uma população cada vez mais envelhecida, mas disse acreditar que elas devem ser implementadas desde tenham como objetivo tornar a previdência mais eficiente e inclusiva.

“Uma previdência forte precisa ser bem estruturada, com fundos suficientes para garantir os benefícios futuros, ter um sistema de controle e transparência para evitar fraudes e garantir a sustentabilidade e possuir uma gestão eficiente para lidar com os desafios econômicos e demográficos”, observou.

Para ter uma previdência pública forte, Antônio Rodrigues, destacou a importância do engajamento e luta das aposentadas e aposentados em torno do movimento sindical. Lembrou de leis que garantem os direitos das aposentadas e aposentados, como o Estatuto da Pessoa Idosa e alertou para a importância de todas e todos desempenharem atividades diárias em suas vidas de modo a garantir um envelhecimento saudável.

“Atividades como estudo, leituras, exercícios físicos, viagens, passeios, voluntariado, aula de música e dança. São várias possibilidades. O que não pode é se aposentar e ficar fechado dentro de casa como se ainda não tivesse vários anos de vida pela frente”, comentou.  

Para fechar a comemoração, houve o sorteio de brindes e foi servido um almoço. “O encontro foi além das minhas expectativas. Muita gente prestigiou o nosso dia. Uma data que comemoramos todo ano. Mas dessa vez houve uma resposta ainda melhor ao nosso chamado. Só tenho a agradecer a todos”, disse Ana Estrela.  



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X