SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Aposentados e pensionistas elegem nova coordenação do Núcleo nesta quinta (30)


O grupo ficará a frente do núcleo no biênio 2017/2019. Os encaminhamentos tirados nos dois dias de evento serão encaminhados ao seminário nacional do segmento, a ser realizado ainda este ano pela Condsef, em Brasília

Publicado: 29/03/2017
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Esta quinta-feira, 30 de março, é o ponto alto do XII Seminário dos Aposentados e Pensionistas do Sindsep. Por volta das 16h, quando for encerrada a plenária final, será realizada uma assembleia para eleição da nova coordenação do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas, que ficará a frente do grupo no biênio 2017/2019. Os encaminhamentos tirados nos dois dias de evento serão encaminhados ao seminário nacional do segmento, a ser realizado ainda este ano pela Condsef, em Brasília.

O primeiro dia de seminário contou com apresentação cultural, falas de abertura e debates em torno das reformas da Previdência e Trabalhista.  Os aposentados e pensionistas foram recepcionados por uma apresentação do grupo de teatro TV Sindical, que apresentou uma esquete com críticas a Reforma da Previdência.  Em seguida, houve uma homenagem a ex-coordenadora do Núcleo, Domícia Calumbi, falecida em 2016, com a entrega de um buquê de flores para seus dois filhos. 

A abertura oficial do Seminário foi feita pelo coordenador de Articulação do Núcleo, Laércio Vicente, que deu boas vindas aos presentes, pela coordenadora geral do Sindsep, Graça Oliveira, pelo secretário geral do Sindicato, José Carlos Oliveira, e pela representante da CUT-PE, Vilma Maria Alves. Todos fizeram duras críticas a Reforma da Previdência, a aprovação da terceirização para todas as atividades de trabalho e falaram da importância da união e engajamento de todos em torno das mobilizações de rua contra as mudanças.

A historiadora e integrante da Frente Brasil Popular, Gleisa Campigotto, repassou a agenda de mobilizações para os presentes. Na próxima sexta-feira, 31, às 15h, haverá um ato na Praça do Diário para preparação da greve geral, no próximo dia 28 de abril. No dia 1º de abril haverá um ato no Monumento Tortura Nunca Mais. A Frente Brasil Popular também está programando a realização de caravanas pelos bairros do Recife.   

À tarde foi a vez de o advogado trabalhista André Barreto falar do PL da terceirização e de uma possível reforma trabalhista. Para ele, o governo Temer quer é acabar com a CLT, aumentando a jornada de trabalho para aumentar a produtividade, criando banco de horas anula, flexibilizando férias e outros direitos. 

Barreto criticou bastante o PL da terceirização aprovado no Congresso. “A grande mudança foi a terceirização em todas as atividades, inclusive na atividade fim. O trabalhador não vai ter mais identidade com a empresa”, disse o advogado.

O PL da Terceirização aguarda a sanção do presidente golpista Michel Temer. A reforma trabalhista ainda está sendo encaminhado ao Congresso. Há rumores também o governo quer acabar com a estabilidade dos servidores estatutários. 

No final da tarde foi realizada uma homenagem ao mês da mulher e uma confraternização do seminário com rodízio de crepe e música ao vivo.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X