Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 30/08/2016
Escrito por: Por Graça Oliveira
Numa semana decisiva para a democracia, o serviço público e a classe trabalhadora brasileira, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público (Condsef), fazem aniversário. São 33 e 26 anos, respectivamente, completados no último dia 28, por essas duas entidades nacionais, as quais o Sindsep-PE é filiado.
Nessa data festiva temos que comemorar esses anos de luta, mas também é um momento, sim, de reflexão. De aglutinar forças para enfrentar essa onda conservadora que assola o país, que se reflete num golpe escancaradamente machista contra uma presidenta eleita de forma legítima por mais de 54 milhões de votos. Um golpe, cujo principal propósito é tirar do poder um projeto popular de governo que beneficia a população mais carente. Um golpe, que tem como meta também precarizar o serviço público e privatizar o patrimônio do povo brasileiro (Petrobras, Eletrobras etc). É a lógica do Estado Mínimo. Lógica recessiva, que mantém as desigualdades sociais e nos deixa submissos ao capital estrangeiro.
Nesse aniversário das duas entidades é, mais do que nunca, o momento de aglutinar forças para enfrentar essa onda ultraliberal de uma elite raivosa, vingativa e separatista, que não aceita políticas públicas afirmativas.
Acredito no poder da mobilização. Nós, do movimento sindical, temos o gene da luta em nosso DNA. A CUT nasceu ainda na Ditadura Militar, enfrentou dificuldades desde o início. A Condsef nasceu logo após a Constituição de 88, que permitiu a sindicalização de servidores públicos. Nada para nós foi fácil, nem nunca vai ser. Avante à CUT e à Condsef.
Graça Oliveira é coordenadora geral do Sindsep-PE e faz parte da direção nacional do Dieese