SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Atenção ao recadastramento anual dos aposentados e pensionistas


O recadastramento deve ser feito no mês de aniversário do servidor, em qualquer agência do banco onde lhe é pago o benefício

Publicado: 30/01/2019
Escrito por: Ascom Sindsep

Com o início do ano, a direção do Sindsep-PE aproveita a oportunidade para lembrar aos servidores aposentados e pensionistas do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), que é preciso fazer o recadastramento anual junto ao governo para continuar recebendo a aposentadoria ou pensão. O recadastramento deve ser feito no mês de aniversário do servidor, em qualquer agência do banco onde lhe é pago o benefício, que pode ser o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, Santander, Banrisul, Bradesco, Itaú, HSBC, Banese, Cecoopes, Sicredi ou Bancoob. 
 
Para se recadastrar é preciso ter em mãos um documento de identificação oficial com foto e CPF. Se não puder comparecer por motivo de doença grave ou impossibilidade de locomoção, o beneficiário deverá solicitar, no RH do seu órgão ou pelo Alô Segep (0800.9782328), o agendamento de uma visita técnica. 
 
Além disso, o recadastramento do aposentado e pensionista pode ocorrer mediante apresentação de documento reconhecido em cartório, como uma alternativa aos agendamentos de visitas técnicas. Essa mudança foi feita em 2017, como forma de agilizar o processo. 
 
A atualização cadastral pode ser feita também por meio biométrico, nas instituições bancárias credenciadas que já disponham dessa tecnologia nos equipamentos de autoatendimento ou venham a dispor no futuro. 
 
O objetivo da atualização é verificar a legitimidade do pagamento e confirmar dados pessoais como endereço e telefone. Se não fizer o recadastramento, o servidor terá o benefício suspenso.
 
A direção do Sindsep-PE recomenda aos aposentados e pensionistas que, para sua maior segurança, quando fizerem o recadastramento nas instituições bancárias, levem o protocolo ao setor de Recursos Humanos do órgão de origem. Se o órgão de origem estiver extinto, como é o caso do Demec e dos ministérios dos Transportes e Comunicação, por exemplo, o filiado pode procurar o sindicato.
 
PROVA DE VIDA DO INSS
Alguns servidores, muito poucos, se aposentaram pelo Regime Geral da Previdência, o INSS. Nesse caso, a chamada “prova de vida” é basicamente a mesma coisa. O recadastramento é feito também pela rede bancária, que determina a forma que for conveniente à instituição. Tem banco que faz no mês de aniversário do aposentado ou pensionistas, outro faz no mês de aniversário do benefício. 
 
Para se recadastrar é preciso apresentar um documento de identificação com foto. Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento. Se não puder ir ao banco por motivo de doença é preciso instituir um procurador devidamente cadastrado no INSS.
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X