SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Ato unitário abre investigação de crimes da ditadura contra a classe trabalhadora


Desde que foi criada, em 2012, a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara vem trabalhando para elucidação de casos de perseguição, tortura e morte durante o período da ditadura militar em Pernambuco. Numa iniciativa do movimento sindical, a comissão investigará agora uma série de crimes cometidos contra a classe trabalhadora. Para marcar o início desse trabalho será realizado hoje, das 9h às 13h, o Ato Unitário sobre Crimes da Ditadura Contra a Classe Trabalhadora. O evento – aberto ao público – acontecerá no auditório do Sindicato dos Bancários, na avenida Manoel Borba, 564, Boa Vista

Publicado: 22/08/2014

Desde que foi criada, em 2012, a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara vem trabalhando para elucidação de casos de perseguição, tortura e morte durante o período da ditadura militar em Pernambuco. Numa iniciativa do movimento sindical, a comissão investigará agora uma série de crimes cometidos contra a classe trabalhadora. Para marcar o início desse trabalho será realizado hoje, das 9h às 13h, o Ato Unitário sobre Crimes da Ditadura Contra a Classe Trabalhadora. O evento – aberto ao público – acontecerá no auditório do Sindicato dos Bancários, na avenida Manoel Borba, 564, Boa Vista.

Hoje serão ouvidos os depoimentos de Mauro Lapa (Correios); Délio Mendes (Sudene);  Reginaldo Veloso e Jailson (Fábrica da Macaxeira); José Semente e Luci Machado (Educação); Zezinho (trabalhador rural); e Ronaldinho (Metalúrgico). Além das audições, o ato unitário contará com exibição de fotos e documentos da época, além da exibição de quatro vídeos. As homenagens à classe trabalhadora não param por aí. Entre os dias 26 a 28 de agosto acontece a Semana da Anistia em Pernambuco.

Programação do ato unitário

9h – Exibição do vídeo 30 anos de anistia
9h20 – Exibição do vídeo Lua Nova do Penar
9h50 - Mesa de Abertura
10h40 – Exibição do vídeo dos bancários Darci Leite e Gilberto Azevedo
10h55 - Depoimentos de José Semente, Luci Machado e Délio Mendes
11h30 - Exibição do vídeo com depoimento do ex-funcionário dos Correios, Djalma, cassado pela ditadura militar.
11h45 - Depoimentos de Mauro Lapa e Zezinho
12h10 – Exibição de documentário de vida e luta de Henrique Cossart
12h35 - Depoimentos de Ronaldinho, Padre Reginaldo Veloso e Jailson
13h05 - Mesa de encerramento
13h15 – Encerramento
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X