SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Bancários da Caixa querem garantir contratações de pessoal concursado


Portaria permite aumento do quadro em até 3.300 pessoas. Sindicalistas destacam conquista, mas querem garantir vinda de efetivos

Publicado: 20/08/2021
Escrito por: Rede Brasil Atual

Pela portaria do Ministério da Economia, limite de pessoal vai a 87.544, o que permitiria aproximadamente 3.300 contratações. Mas banco perdeu quase 15 mil em cinco anos (Imagem: Reprodução)

São Paulo – Portaria publicada na edição desta quinta-feira (19) do Diário Oficial da União (DOU) pode levar a até 3.300 contratações na Caixa Econômica Federal (CEF). Essa é a expectativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que aponta falta de pessoal na instituição. A Portaria 10.070 é assinada pelas secretarias de Desestatização, Desinvestimento e Mercados e de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, ambas do Ministério da Economia. No primeiro artigo, fixa em 87.544 vagas o limite de pessoal próprio.

“É uma importante conquista que vínhamos reivindicando nas negociações com o banco e nas audiências públicas que realizamos”, afirma a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt. “Mas não resolve o problema dos empregados, que estão sobrecarregados e adoecendo por causa do excesso de trabalho. Tampouco é suficiente para garantir o atendimento digno que a população merece”, acrescenta Fabiana, também diretora da Contraf-CUT.

Sobrecarga e adoecimentos
A entidade cita levantamento do Dieese, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que aponta redução do quadro na CEF. Em cinco anos, de 2015 a 2010, a instituição cortou 14.866 postos de trabalho.

“O quadro de pessoal vem sofrendo grande redução ao longo dos anos, ao mesmo tempo que há o aumento do número de clientes”, observa o presidente da Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto. “Isso gera sobrecarga de trabalho e adoecimento dos empregados e prejudica o atendimento aos clientes e usuários. Por isso, entendemos que a atual medida é bem-vinda, mas insuficiente. “

O desafio, agora, é tentar garantir que essas contratações sejam de concursados. “O artigo segundo da portaria diz que, dentro do limite estipulado, também podem ser incluídas pessoas contratadas em cargos comissionados e em caráter temporário. E, além disso, o artigo terceiro diz que compete à empresa gerenciar o seu quadro de pessoal, incluindo contratações e desligamentos. Isso deixa aberta a possibilidade de contratações que não levem em conta os funcionários concursados em caráter efetivo. Isso desvirtua completamente nossa reivindicação”, diz Fabiana.

 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X