SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Bons ventos anunciam um ano de mobilização e esperança em 2022


Mas para termos um Brasil melhor, precisamos construí-lo. A possibilidade de uma nova vida neste país está dentro de cada um de nós. Principalmente da classe trabalhadora

Publicado: 22/12/2021


Bons ventos anunciam um ano novo de muita mobilização e esperança em 2022, que finalmente trará paz e alegria aos brasileiros e brasileiras. Esse é o desejo da direção do Sindsep para todos os servidores e servidoras públicas de Pernambuco. Entretanto, para termos um Brasil melhor, precisamos construí-lo. A possibilidade de uma nova vida neste país está dentro de cada um de nós. Principalmente da classe trabalhadora.   

Precisamos ter esperança de dias melhores. De uma vida melhor e de um país que volte a nos orgulhar. Mas a esperança do verbo esperançar. Não do verbo esperar. Segundo o grande pensador da educação, Paulo Freire, é preciso ter esperança para chegar ao inédito viável e ao sonho. Há pessoas que têm esperança do verbo “esperar”. Esperar é: “Ah,  eu espero que dê certo, espero que aconteça”. Esperançar é ir atrás. É não desistir. Esperançar é ser capaz de buscar o que é viável para fazer o inédito. Esperançar significa não se conformar.

Estamos entrando em um ano eleitoral e não podemos deixar de lembrar disso porque as decisões tomadas neste ano irão ter influência em nossas vidas durante décadas. O desmonte que o governo Bolsonaro está promovendo no Brasil irá demandar anos de um trabalho de reconstrução. Um desmonte que aconteceu, é bom que se lembre também, graças ao ex-juiz Sérgio Mouro que promoveu uma operação política para destroçar grandes empresas brasileiras e prender, sem nenhuma prova, o maior adversário de Bolsonaro nas últimas eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde então, a classe trabalhadora amarga, dia após dia, derrotas, perdas de direitos, desemprego, fome e miséria. Portanto, votar corretamente, em políticos que representem a classe trabalhadora, é nossa obrigação.

Também é muito importante lutarmos para defender nossos direitos neste último ano de governo Bolsonaro. Logo no início do ano teremos que retomar a luta contra a Reforma Administrativa (PEC-32), que pretende destruir os serviços públicos e repassar as suas atribuições para a iniciativa privada. O governo também já propôs mais uma antirreforma trabalhista e quer acabar com o seguro-desemprego do povo trabalhador. Teremos que nos somar às demais categorias para enfrentar toda essa agressão. 

A nossa luta

Também teremos que nos unir e nos integrar ao movimento sindical brasileiro para defender nossos interesses. Muitos não sabem, mas vários direitos garantidos hoje só foram conquistados devido à atuação do movimento sindical, que é decisivo em negociações e enfrentamento. Infelizmente, desde a redemocratização do Brasil, o movimento sindical enfrenta a oposição dos grandes meios de comunicação que estão alinhados aos interesses da classe patronal brasileira. Oposição que tem por objetivo suprimir os direitos conquistados nas últimas décadas. E eles têm conseguido. Depois do golpe de 2016, que retirou a ex-presidenta Dilma Rousseff do poder, iniciaram um processo de desmonte dos direitos trabalhistas. 

Por isso, o movimento sindical precisa se fortalecer. Não é à toa que dizem que a união faz a força. Quanto maior a base, maior a força de luta da entidade. Qualquer servidor federal (a) tem direito à voz nas assembleias da categoria. Mas apenas os sindicalizados (as) têm direito ao voto e poder de decisão nas deliberações. Ao participar do movimento, cada servidor contribui para melhorar as condições de trabalho e conquistar direitos para a categoria. Ao longo de três décadas de existência, o Sindsep-PE conquistou várias batalhas no âmbito político e/ou jurídico.

No Sindsep, todo(a) sindicalizado(a) tem direito de usufruir da assessoria jurídica. Com plantões semanais, as advogadas fornecem orientações gratuitas. E agora, a partir deste ano de 2022, o Sindicato está lançando o programa Advocacia Social. Além de um atendimento jurídico para solucionar os problemas trabalhistas, agora os(as) servidores(as) federais filiados(as) poderão contar com serviços profissionais de advocacia para resolver dificuldades nas mais diversas áreas. E tudo isto com valores diferenciados. O Sindsep arcará com o maior custo.

O Sindicato também já está requalificando a sua nova área de lazer, em Vitória de Santo Antão. A área será um espaço para festas, mas também para a formação. A ideia é que no local sejam realizadas reuniões ampliadas, seminários, congressos etc. Na piscina existente hoje será criada uma área para crianças, construídos quiosques e um cantinho de descanso com redes. O local contará com chalés e quadra poliesportiva.
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X