SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Brasileiros e brasileiras vão às ruas do país em defesa da democracia


Há exatos 30 anos, neste mesmo mês de agosto, milhares de brasileiros e brasileiras participaram de mobilizações de rua, puxadas pelos estudantes, em diversas cidades de todos os estados do Brasil

Publicado: 11/08/2022
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Há exatos 30 anos, neste mesmo mês de agosto, milhares de brasileiros e brasileiras participaram de mobilizações de rua, puxadas pelos estudantes, em diversas cidades de todos os estados do Brasil. Era o Movimento dos Caras-Pintadas. Estudantes e trabalhadores saíram às ruas de preto com os rostos pintados de verde e amarelo, pedindo o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Nessa quinta-feira, 11 de agosto de 2022, milhares de pessoas, dos quatro cantos do país, voltaram às ruas em defesa da democracia e do Brasil.


Os atos deste ano aconteceram em resposta às ameaças de golpe à democracia brasileira lideradas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que promove ataques infundados e sem provas às urnas eletrônicas, ao sistema eleitoral e aos ministros das cortes superiores. Detalhe: hoje, Bolsonaro tem como um de seus aliados o ex-presidente Fernando Collor. O povo brasileiro também foi às ruas contra o incentivo à violência por parte do atual presidente e em protesto à política de desmonte dos direitos da população.


As mobilizações tiveram início com a leitura da "Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito", em diversas universidades espalhadas por todo o país. A leitura da carta foi marcada, inicialmente, para acontecer na Faculdade de Direito da Universidade São Paulo (USP). Em seguida, diversas instituições de ensino superior marcaram a leitura no mesmo dia, como aconteceu nas escadarias da Faculdade de Direito do Recife/UFPE. Lá, a carta foi lida por representantes de diversos movimentos sociais.


Personalidades do meio jurídico, políticos, professores universitários, artistas e empresários, além de representantes das centrais sindicais e sindicatos e de milhares de trabalhadores e trabalhadoras participaram dos atos de leitura e já assinaram o documento. A carta já conta com mais de 950 mil assinaturas. Para assiná-la basta acessar o link que estará, nesta matéria, no site do Sindsep (www.sindsep-pe.com.br).


"Esse foi um ato de suma importância que reuniu diversas personalidades dos mais diversos setores da sociedade brasileira. Todas e todos se mostrando unidos em defesa da nossa democracia e do país. Bolsonaro pode até tentar dar um golpe, mas jamais terá sucesso", comentou o secretário-geral do Sindsep-PE, José Felipe Pereira.

GRANDES ATOS DE RUA
Em todo o Brasil, pipocaram grandes atos de rua nesse dia 11 de agosto. No Recife, a mobilização em defesa da democracia, do sistema eleitoral e por eleições livres aconteceu na rua da Aurora, em frente ao Ginásio Pernambucano.

Mais um vez os estudantes se uniram ao movimento sindical e aos movimentos sociais e realizaram uma manifestação em defesa da democracia e contra o governo Bolsonaro. "Hoje é também o Dia do Advogado, da Advocacia. E, no momento que a gente vive, com o chefe de Estado afrontando toda a organização jurídica do país, incitando a violência, esse ato é mais do que oportuno, em defesa do Estado Democrático de Direito", avalia o coordenador-geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira, que estava presente na mobilização. 
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X