SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Câmara debaterá reposição salarial dos servidores em audiência pública


Os parlamentares querem saber porque o governo está se negando a iniciar uma negociação com os servidores

Publicado: 20/05/2022


A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público  (CTASP)  da Câmara Federal irá realizar uma audiência, nesta terça-feira (24), para debater a reposição inflacionária do salário dos servidores federais. A audiência foi solicitada por integrantes da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e acontecerá, às 11h, no Plenário 12, Anexo II, da Câmara. 

Além de representantes de diversas categorias do setor público, a CTASP convocou o ministro da Economia, Paulo Guedes, para a audiência. Os parlamentares querem saber porque o governo está se negando a iniciar uma negociação com os servidores. Desde janeiro, deste ano, que existe uma tentativa, por parte dos servidores, de iniciar um processo de negociação. Mas depois de três anos de governo, os servidores só foram recebidos duas vezes nos últimos meses. A primeira para dizer que não haveria reposição inflacionária dos salários e a segunda para afirmar que não haveria negociação. 

Mas, depois da pressão dos trabalhadores e por estarmos em um ano eleitoral, o governo passou a divulgar informações pela imprensa de que concederia um reajuste linear de apenas 5% para os servidores. Mas a maioria dos servidores do Executivo está com salários congelados há mais de cinco anos e reivindica uma recomposição salarial emergencial de 19,99%, referente aos três anos do governo Bolsonaro.

Eles também querem a revogação da Emenda Constitucional 95, que congelou os investimentos públicos por 20 anos, e o arquivamento da proposta da reforma Administrativa (PEC-32), que tem por objetivo maior promover o desmonte do setor público e repassar suas funções para a iniciativa privada.   

Ato em Brasília

No próximo dia 31 de maio, às 14h, haverá um ato pela valorização das servidoras e servidores públicos, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.   
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X