Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 16/06/2023
Para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, na última quinta-feira (15/06), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (Comdir), do qual o Sindsep-PE faz parte, através da conselheira Ana Maria Melo, lançou a cartilha “Maria descobrindo os direitos da pessoa idosa”, cujo pdf pode ser acessado AQUI
A cartilha elaborada pelo Comdir explica o que é a violência contra a pessoa idosa e quais são os tipos de violência. Também esclarece até quando um abuso pode ser legalmente classificado como um crime, focando nos direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa. Por fim, a publicação traz dicas para que o(a) idoso(a) possa identificar um abusador, como se prevenir e como e onde denunciar.
Para Ana Melo, é um material informativo e importante, o qual toda a pessoa idosa deveria ler para se apropriar dos seus direitos. “Infelizmente a violência contra a pessoa idosa é algo muito comum, mas muitas vezes as vítimas, por medo e desconhecimento, acabam não denunciando e se submetendo a essas situações”, lamenta Ana Maria Melo.
Lançamento
O lançamento oficial da cartilha “Maria descobrindo os direitos da pessoa idosa” foi realizado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), também no último dia 15. O Sindsep-PE estava presente no evento.
Segundo a gerente de Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife, Cacilda Medeiros, a cartilha deve ser distribuída nas famílias, nas escolas da rede municipal e em vários espaços de convivência. É um material didático com textos curtos e ilustrações, para que qualquer pessoa, desde os mais letrados ao menos, possam entender a mensagem.