SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Centrais sindicais vão às ruas dia 11 de novembro, rumo à greve geral


A decisão foi tomada em reunião realizada em São Paulo, nessa quarta-feira, dia 19

Publicado: 20/10/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

As centrais sindicais já fecharam a data do Dia Nacional de Greve e Mobilização, rumo à greve geral. Será no dia 11 de novembro e não mais no dia 9, como já foi divulgado. A mudança aconteceu para unificar um número maior de entidades. A decisão foi tomada em reunião realizada em São Paulo, nessa quarta-feira, dia 19. A mobilização está sendo construída em cima de cinco eixos de luta: contra a reforma da previdência; a PEC 241 e ao PL 257; a reforma do ensino médio; e a terceirização; e pela defesa das empresas públicas. A ideia é parar onde for possível e realizar atos públicos nas capitais e cidades pólos.  

O Sindsep-PE vai realizar assembleias nos órgãos para ratificar a participação da categoria nesse Dia Nacional de Greve e Mobilização.  Na próxima terça-feira, 25 de outubro, vai ter assembleia às 10h, no CentroEsaf, para os servidores do Ministério da Fazenda, no Recife. No encontro serão discutidas as pautas da greve geral e regras para aposentadoria no serviço público.

Além disso, tem panfletagem nos órgãos para mobilizar os servidores para entenderem a dimensão dos retrocessos e perdas de direitos previstos no governo Temer. A PEC 241 faz parte de um novo regime fiscal do país e prevê o congelamento das despesas com saúde e educação por 20 anos. É um PL 257 piorado.

Já a reforma do ensino médio, construída de forma unilateral pelo governo, tem como maior crítica a redução do currículo. Disciplinas como matemática, português e inglês seriam obrigatórias, mas educação física, artes, sociologia, por exemplo, não seriam. A ideia é direcionar o ensino médio ao profissionalizante e não dá espaço para o estudante pensar e elaborar críticas.

Na reunião das centrais sindicais no último dia 19 foram definidas outras agendas de mobilização. As entidades devem participar nesta segunda, 24 de outubro, de atos públicos em todo o país contra a PEC 241. É que neste dia terá o segundo turno da matéria na Câmara dos Deputados. Será realizado um trabalho de corpo-a-corpo nos aeroportos, no início da manhã, e no Congresso Nacional, durante todo o dia.

Também tem Dia Nacional de Mobilização marcado para o dia 25 de novembro. “Será uma jornada de acúmulo de forças, estaremos nas ruas dias 11 e 25. É seguir caminhando rumo à greve geral, se os governantes não entenderem que não podem retirar os direitos da classe trabalhadora”, falou o presidente da CUT nacional, Wagner Freitas, em notícia divulgada no site da central sindical.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X