Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 01/09/2014
Escrito por: http://www.brasildefato.com.br/node/29648
Um ciclo de palestras irá homenagear a figura histórica de Dom Helder Câmara nos próximos dias 3 e 4 de setembro, em Fortaleza (CE). O "Grupo Dom Helder”, responsável pelo evento, proporcionará uma oportunidade para que as pessoas conheçam de perto os ideais de justiça pregados e vividos pelo religioso.
O evento terá início com a palestra "A contemporaneidade da espiritualidade de Dom Helder”, ministrada pela historiadora pernambucana e pesquisadora do Memorial Dom Helder Câmara, em Recife, Lucy Pina. Ela também fará o lançamento do livro "Circulares de Dom Helder Câmara”, uma coletânea das cartas escritas pelo religioso à época do Concílio Vaticano II.
O segundo dia do evento terá a presença do historiador e teólogo belga Eduardo Hoornaert, que ministrará a palestra "Helder Câmara, um homem universal: para além da igreja e da religião”.
Formado em janeiro deste ano pela iniciativa do professor Geraldo Frencken, o grupo que prestará a homenagem a Dom Helder reúne pessoas de diversos segmentos da sociedade de Fortaleza. A solidariedade e o envolvimento social do religioso são sempre lembrados pelas comunidades católicas e por admiradores da cidadania e justiça social.
Dom Helder foi indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz por sua luta em defesa dos direitos humanos. Cearense, foi referência na comunidade católica e na esfera social por ser um religioso consciente do seu papel social e por difundir uma consciência cidadã mais solidária e justa, além de pregar por uma Igreja mais simples e politizada, voltada para os pobres.