Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 10/09/2025
Todos os candidatos que integram as listas de espera do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) devem confirmar, até o próximo dia 18 de setembro, se desejam permanecer na disputa por uma vaga no serviço público federal.
A convocação é do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (9), por meio de uma abertura da etapa de manifestação de interesse.
De acordo com o edital, a manifestação é obrigatória e deve ser feita pelo aplicativo SouGov ou pelo site oficial do concurso. Quem não se manifestar dentro do prazo será automaticamente eliminado do banco de aprovados.
A medida não garante a nomeação imediata, mas é requisito formal para que o candidato permaneça habilitado a ser convocado futuramente, conforme a abertura de vagas nos órgãos federais.
A abertura da etapa de manifestação de interesse foi resultado de uma demanda da representação sindical das servidoras e servidores federais depois de ouvir as comissões de aprovados em cadastros de reserva. Ela tem o objetivo de evitar atrasos nas convocações das listas.
Entidades sindicais, entre elas a Condsef/Fenadsef, também estão atuando em torno do Fórum Nacional Convoca Já, que também reúne organizações da sociedade civil e parlamentares comprometidos com a categoria e com o serviço público. O Fórum defende a convocação imediata dos servidores aprovados nos cadastros de reserva do CPNU 1 e de outros concursos específicos.
O Sindsep-PE tem acompanhado e atuado na defesa de oferta de vagas para o estado de Pernambuco em função do déficit de servidores federais nas diversas áreas.